Na tarde de ontem, durante o primeiro dia de Startup Summit – evento realizado pela ACATE e Sebrae SC, foram anunciadas as startups vencedoras da etapa brasileira do Entrepreneurship World Cup, a Copa do Mundo das Startups. Em novembro, as três empresas selecionadas representarão o Brasil na grande final, na Arábia Saudita.

Ao todo, foram mais de 600 inscritos, e as empresas escolhidas foram Eu Ensino, Aptah Bioinformatics e Neurobots. o EWC mobiliza, em 100 países, mais de 100 mil empreendedores e oferece prêmios de até US$5 milhões, além de recursos com o objetivo de fomentar o crescimento de projetos inovadores e acompanhamento de startups a partir da fase de ideação.

A primeira colocada, a startup Eu ensino é uma plataforma de desenvolvimento e conexão de educadores, que oferece apoio para o ciclo de aprendizado do professor e da escola, com foco em gestão de sala de aula e competências socioemocionais.

Em segundo lugar ficou a Aptah Bioinformatics, empresa de bioinformática que desenvolve e valida novos medicamentos e métodos de diagnóstico usando o próprio algoritmo e software certificado e em terceiro ficou a Neurobots, mão robótica controlada remotamente que estimula a reabilitação neurológica de pacientes que tiveram Acidentes Vasculares Celebrais (AVCs).