O Google for Startups Campus São Paulo abriu hoje as inscrições para a Startup Zone, programa cujo objetivo é dar todo o apoio necessário a startups que estão no começo da sua jornada e que terá a duração de 11 semanas.

O projeto oferece às empresas que estão dando seus primeiros passos uma agenda de conteúdo que inclui palestras, workshops e mentorias, além de espaço de trabalho garantido no Google for Startups Campus São Paulo, na região da Avenida Paulista, por um período de 3 meses e créditos em produtos do Google, como o Google Cloud Platform.

O objetivo do Google com a Startup Zone é ampliar o apoio às startups em estágios iniciais, reduzindo assim a alta taxa de mortalidade que existe entre elas, sendo que as principais razões para isso são a falta aderência do produto às necessidades do mercado, dificuldades na aquisição de clientes e insuficiência de recursos financeiros. “Construímos uma agenda focada nas necessidades essenciais dessas startups”, diz André Barrence, diretor do Google for Startups.

O programa abordará três eixos prioritários: desenvolvimento de produto (proposta de valor, validação e experiência do usuário); modelo de negócios e estratégia de crescimento; e aperfeiçoamento de pitch para eventual captação de recursos.

Para a primeira turma do programa, que aconteceu no primeiro semestre desse ano, foram selecionadas 15 startups, sendo duas de fora de São Paulo: a Hyppe, de Belém, e a Bendix, de Brasília.

Para concorrer a uma vaga no programa, as startups precisam:

– Ter MVP (mínimo produto viável) lançado para o mercado e funcional, isto é, já vendendo ou sendo capaz de vender ou adquirir usuários. Não há necessidade de geração de receita;
– Ter um profissional dedicado à tecnologia;
– Estar baseada no Brasil com disponibilidade para estar em São Paulo durante as 11 semanas do programa;
– Estar disposta(o) a engajar e contribuir para o crescimento da comunidade do Google for Startups Campus e do ecossistema empreendedor.

O início do programa será dia 01 de outubro e as startups interessadas devem fazer as inscrições até o dia 25 de agosto pelo site. O anúncio das selecionadas será no dia 13 de setembro.