* Por Letícia Eleutério

No mundo digital e conectado o tempo todo, é muito importante para os negócios que a sua empresa esteja bem posicionada nos buscadores, por ser uma das principais formas de ser encontrado, como também de ser autoridade em sua área.

Por essa razão, é tão importante criar uma gestão estratégica com a finalidade de ter os seus objetivos bem estabelecidos, como é elaborar um planejamento com os recursos que o seu empreendimento possui. É essencial exatamente por ter um intuito, que é elevar o nível do seu negócio e fazer com que ele seja visível nas plataformas de busca.

Por onde começar?

Nesse momento, vamos ver um pouco mais sobre diferentes estratégias para elevar e fazer com que tenha mais visibilidade e, portanto, feche mais vendas.

Crie um planejamento estratégico

O planejamento estratégico não é o mesmo que a gestão estratégica, mas é preciso que eles andem juntos. Nesse momento é importante definir não apenas as metas da empresa, como também qual o seu posicionamento. Por isso, algumas perguntas devem ser feitas e respondidas, como:

– Qual é o diferencial?
– Q
ual é o propósito dela?
– O que ela tem a oferecer?
– Onde ela quer chegar?

É primordial ter bem definidos os seguintes itens: missão, objetivo, metas e criação de plano de ação. Respondendo essas perguntas e avaliando a sua empresa através da ferramenta que vem a seguir, será possível chegar no seu objetivo principal — uma maior visibilidade —  já que agora você conhece todo o funcionamento dos seus negócios.

Utilize a ferramenta de análise SWOT

Você sabe o que isso significa? É uma ferramenta usada para executar uma análise de cenário, sendo a base utilizada para o planejamento estratégico. A função é avaliar tanto o ambiente interno, como o externo, de um empreendimento, para otimizar os seus resultados.

Ela aborda 4 pontos principais, e esse é o primeiro passo para ser possível implementar as medidas necessárias para causar um efeito positivo, tanto aos seus funcionários, como aos clientes, com o objetivo de melhoria do seu negócio, dentro das suas limitações.

Esses 4 pontos são a tradução da sigla em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats. Ou seja, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. É necessário avaliar cada um desses pontos, para que as melhores estratégias sejam criadas.

MPI

O Marketing de Posicionamento na Internet é uma metodologia patenteada pela Doutores da Web, que tem por finalidade posicionar o seu empreendimento nos primeiros lugares dos principais buscadores, como o Google, Yahoo e Bing de forma orgânica, ou seja, sem pagar pelos cliques. 

Esse posicionamento funciona a partir de um estudo de palavras-chave relevantes para o seu segmento, colocando a empresa logo entre os 10 primeiros nos resultados de busca. Essa é uma das formas mais eficientes de rankeamento, portanto, dando visibilidade à sua marca.

A Doutores da Web está no mercado há mais de 10 anos, e ao implementar essa estratégia, tinha como objetivo principal ajudar as marcas a conquistar e fechar mais negócios, graças a sua tecnologia.

Como implementar essas estratégias?

Tendo criado todas as estratégias aqui já mencionadas, é o momento de voltar à gestão.

É importante ter em mente que implementar suas estratégias já previamente definidas é um momento arriscado do processo, pois está sujeito a falhas. Por isso, ter um acompanhamento com frequência dos indicadores de desempenho, com uma equipe especializada ou através de softwares é fundamental.

Antecipar possíveis erros e encontrar alternativas é o que faz de um negócio bem-sucedido, afinal é isso o que prepara a equipe para uma gestão de crise.

Como medir os resultados?

É fundamental estar por dentro de todos os resultados alcançados, pois, é apenas dessa forma que você vai saber se as estratégias que foram adotadas são, de fato, as melhores para o seu negócio e se é necessário alterá-las.

A Doutores da Web especializou-se em criar estratégias inovadoras, tanto no ambiente interno, como externo. Seus especialistas são focados em Customer Success e palavras-chave para o marketing de posicionamento. É dessa forma que eles conseguem rankear a sua empresa, para que a sua marca ganhe uma maior visibilidade.

Por ser especialista em posicionamento na internet, a Doutores da Web dá a oportunidade para pequenas e médias empresas se inserirem nesse mercado tão competitivo, através de estratégias tão específicas.

Ainda assim, é essencial pensar que não existe fórmula mágica que dê todos os resultados que você procura, mas ainda assim, temos várias opções disponíveis de metodologias, desde a Doutores da Web, como diversos outros.

Quer saber mais? Conheça os canais da Doutores da Web: Site, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e LoveMondays.

* Letícia Eleutério é bacharel em Letras pela UNIFESP,  possui experiência na área de Criação de Conteúdo, revisão de textos, tradução (PT-EN) e intérprete. Com um projeto pessoal com o Bordado Livre, busca sempre unir a arte das imagens com a arte das palavras. Contato: LinkedIn e e-mail