Aconteceu, na última semana, a Gramado Summit 2019, realizada pela Summit Hub na serra gaúcha. A terceira edição do evento contou com mais de 4 mil participantes do Brasil inteiro a cada dia, três palcos com conteúdos simultâneos com a presença de mais de 120 palestrantes e mais de 100 expositores.

Três premiações aconteceram durante o evento na serra gaúcha: a premiação Green is the new Glam, em parceria com o governo de Mônaco; o Sebrae Like a Boss e a Batalha de Startups, em parceria com a Superjobs Venture.

Marcus Rossi, fundador do evento, explicou sobre a importância para a Gramado Summit com a parceria com o principado de Mônaco. “A premiação é muito importante para nós porque foi uma abertura de portas muito importante para a gente começar a pensar em trabalhar o mercado estrangeiro”, diz.

Para a segunda fase da premiação, participaram cerca de 20 startups. De acordo com os critérios de seleção, o país europeu premiaria a startup com o melhor projeto com tecnologia limpa em favor do desenvolvimento sustentável. “Para nós, a parceria com Mônaco foi muito interessante, porque o papel da Gramado Summit com o mundo é potencializar os negócios das startups brasileiras com outros ecossistemas”, explica Marcus.

A startup vencedora foi a Navegue, empresa nascida em Recife cuja solução é dar uma alternativa viável de transporte fluvial. A empresa ganhou uma viagem com tudo pago para o país, a fim de realizar uma imersão no ecossistema empreendedor da região e se conectar com potenciais investidores:

Conheça aqui a startup:

Aconteceu também, durante o evento, uma das semifinais do Sebrae Like a Boss, ação da entidade que visa promover startups e conecta-las a investidores e outros players de fomento do ecossistema empreendedor em todo o Brasil.

Foram mais de 30 pitches apresentados, e a grande vencedora foi a Sirros IoT, de Novo Hamburgo (RS). A empresa é especializada em desenvolvimento de soluções IoT: BI para empresas, automação industrial e ERP em nuvem. Agora, a startup gaúcha se apresentará na grande final, em Florianópolis, durante o SC Summit.

Esta foi a segunda vez que a empresa participou da Gramado Summit. Conheça mais sobre a Sirros IoT:

Por fim, a Superjobs realizou a terceira Batalha de Startups na Gramado Summit. Desde a primeira edição do evento na serra gaúcha, a venture capital seleciona uma startup e premia com um aporte durante a conferência. Desta vez, a empresa selecionada foi a Elyment.

De acordo com Marcos Botelho, fundador da Superjobs, os aportes nas startups selecionadas durante a Gramado Summit estão crescendo a cada ano. “Na primeira edição, foram R$50 mil. Desta vez, o valor pode superar os R$300 mil”, explica. Foram mais de 50 inscrições para a Batalha neste ano, e para a final foram 10 pitches.

A startup vencedora vem do setor de biomedicina, sediada em Caxias do Sul e fundada há apenas quatro meses. Conheça:

“Pela primeira vez, as minhas expectativas foram superadas. Os números do evento provaram que nós da Gramado Summit podemos começar a criar uma expectativa muito maior. Um dos nossos principais objetivos é mostrar que uma cidade como Gramado, que tem 35 mil habitantes e 85% do seu PIB provém do turismo, pode falar sobre tecnologia e inovação”, completa Marcus Rossi.