A DiDi Chuxing, maior plataforma de transporte do mundo e dona da 99 no Brasil, anunciou que passageiros poderão fazer corridas com veículos autônomos em seu aplicativo. O piloto está sendo planejado para ser lançado em Xangai, na China.

Cheng Wei, fundador e CEO da DiDi, fez o anúncio na Conferência Mundial de Inteligência Artificial de Xangai, onde a empresa está apresentando a tecnologia de carros-robô.

“As inovações valem a pena quando agregam valor à vida das pessoas. Acreditamos que dar aos cidadãos comuns acesso a frotas autônomas e compartilhadas, em larga escala, é a chave para atingirmos nosso objetivo coletivo de segurança, eficiência e sustentabilidade para o futuro das cidades”, diz Cheng.

Zhang Bo, CTO da DiDi e CEO da sucursal de veículos autônomos da companhia, destacou as inovações em tecnologia, os dados sobre transporte e o conhecimento sobre gerenciamento de plataforma como os pontos fortes do programa de veículos autônomos da empresa.

“Trabalhando com nossos parceiros da indústria automotiva, a DiDi tem o potencial para se tornar o primeiro negócio a concretizar o serviço de carros autônomos em larga escala”, afirma Bo.

O governo de Xangai concedeu, no dia 28 de agosto, licenças para a companhia testar sua frota de veículos autônomos. Zhang anunciou que a empresa vai implantar trinta modelos diferentes de veículos autônomos para o projeto.

Dada a complexidade do tráfego e as condições viárias de Xangai, a DiDi iniciará o programa com um modelo misto de despacho, que vai combinar veículos autônomos e veículos pilotados por humanos durante o piloto.

Assista à demo em vídeo: usando o aplicativo da DiDi para solicitar um veículo autônomo:

Criada em 2016, a equipe de veículos autônomos da DiDi hoje conta com 200 especialistas que lideram uma operação abrangente de pesquisa e desenvolvimento que cobre múltiplas áreas de pesquisa, como: mapeamento em HD, percepção, previsões comportamentais, planejamento e controle, infraestrutura e simulação, rotulagem, diagnóstico de problemas, modificações em veículos, carros conectados e segurança, entre outros.

O time está desenvolvendo e testando veículos autônomos na China e nos Estados Unidos. A DiDi atualizou a unidade de direção autônoma para que se tornasse uma empresa independente em agosto de 2019.