O C6 Bank, novo banco múltiplo para pessoas físicas e jurídicas, anuncia hoje a compra da startup IDEA9, plataforma de educação que oferece cursos in company, online e presenciais em áreas como finanças pessoais, liderança, gestão de negócios, vendas, inovação, tecnologia e desenvolvimento corporativo. A startup foi fundada em 2017 por Liao Yu Chieh, professor da pós-graduação do Insper, e pela administradora Veronica Odani.

A IDEA9 ajudará o C6 Bank a oferecer cursos sobre economia e gestão para diversos públicos, em linguagem simples e acessível. O professor Liao é especialista em didática. Nos últimos 12 anos, venceu seis vezes o prêmio Chafi Haddad de Excelência em Ensino, criado para estimular a qualidade de ensino no Insper, em São Paulo.

“O C6 Bank já oferece treinamentos para funcionários e parceiros. Com o lançamento do banco, vamos intensificar o volume de treinamentos. A IDEA9 nos ajudará a formar consultores empresariais que distribuirão os produtos e serviços do banco para o Brasil inteiro”, diz Verena Fornetti, porta-voz do C6 Bank.

A startup será responsável pelo treinamento dos consultores do Conexão C6, rede de consultores que distribuirá, presencialmente, produtos e serviços para pequenas e médias empresas em todo o Brasil. São esses consultores que deverão oferecer crédito para os empreendedores atendidos pelo banco. Os consultores também receberão formação online e presencial em vendas, empreendedorismo e produtos financeiros, entre outras áreas. O Conexão C6 está baseado em três pilares: consultores capacitados espalhados pelo Brasil para oferecerem produtos financeiros para pequenas e médias empresas, plataforma de gestão em que esses consultores poderão administrar a carteira de clientes e acesso ao marketplace do banco, em que haverá distribuição de produtos do C6 Bank e de terceiros.

Os clientes do banco também poderão ter acesso aos cursos da IDEA9. A startup vai disseminar conhecimento sobre finanças pessoais e gestão financeira empresarial. Além de cursos para pessoas físicas, haverá opções de treinamento para MEIs (Microempreendedores Individuais), gestores de pequenas e médias empresas e colaboradores do C6 Bank.

Outro objetivo do C6 Bank com a compra da IDEA9 é que a startup ajude a consolidar a estratégia de atuação social do banco. A partir da aquisição da plataforma online de educação da IDEA9 e de parcerias com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que estimulam a interação entre academia e setor privado, o banco começará a estruturar sua área de impacto social.

Educação financeira e inovação tecnológica serão os principais focos da área, que tem a meta de contribuir para o desenvolvimento do país. Com o MIT, o C6 Bank já firmou quatro parcerias. O banco é membro do CAMS (consórcio interdisciplinar para melhoria da infraestrutura crítica de cibersegurança), associado do IDSS (Instituto de Dados, Sistemas e Sociedade) e participou da última edição do G-Lab (Laboratório Global de Empreendedorismo) e do A-Lab (Laboratório de Analytics).

 “A IDEA9 oferece uma experiência diferenciada de aprendizagem em empresas de médio e grande porte. Após a venda para o C6 Bank, continuaremos atendendo a esse público por meio de treinamentos corporativos, mas acrescentaremos muitos novos alunos à nossa base, entre clientes, consultores e parceiros do C6 Bank”, diz Liao.