Entre os dias 12 e 14 de agosto acontece em Florianópolis, Santa Catarina, o Innovation Summit Brasil 2019, evento para apoiar e estimular o investimento em empreendedorismo inovador no país. No segundo dia do evento será realizada a primeira plenária com o debate “Ecossistemas de Inovação: Criativos, Conectados e Competitivos”, que contará com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, e o presidente do Instituto de Tecnologia Technion, de Israel, Prof. Peretz Lavie.

Na ocasião, serão apresentados cases internacionais de sucesso na articulação dos diversos atores envolvidos em um ecossistema de inovação, com impactos significativos para a economia, o desenvolvimento social e a criação de uma cultura de empreendedorismo e inovação.

Com vasta experiência na área, o atual o ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, é doutor pelo Imperial College, de Londres, e tem pós-doutorado pela Universidade da Califórnia. É professor catedrático do Instituto Superior Técnico de Lisboa, onde dirige o Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento e

Foi Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior entre março de 2005 e junho de 2011, envolvendo-se ativamente no crescimento do financiamento público e privado para atividades de ciência e tecnologia, e na reforma do ensino superior.

Também foi fundamental no desenho e na implementação de consórcios internacionais em pesquisa e formação avançada entre universidades portuguesas e norte americanas, envolvendo redes temáticas de ciência e tecnologia.

Lançou e coordenou a série de Conferências internacionais sobre “Technology Policy and Innovation” e é co-editor da série de livros sobre “Science and Technology Policy”, editada pela Purdue University Press. Foi co-fundador, em 2002, da rede internacional “Globelics – the global network for the economics of learning, innovation, and competence building systems”.

Recentemente está ativamente envolvido na promoção da rede europeia “step4EU, science, technology, education and policy for Europe”, assim como no estabelecimento do Observatório Internacional de Políticas Globais para a Exploração do Atlântico”.

Na mesma linha, o Prof. Peretz Lavie é um dos responsáveis pelo destaque do Technion, de Israel, como uma das 100 melhores universidades de pesquisa de alto nível do mundo, sendo reconhecido por sua excelência acadêmica, estratégia de pesquisa interdisciplinar, globalização inovadora e estabilidade financeira.

O Prof. Lavie ingressou na Faculdade de Medicina Technion Rappaport em 1975, onde foi reitor entre 1993 e 1999. Em 2001 foi nomeado vice-presidente de Relações Externas e Desenvolvimento de Recursos. Desde 1º de outubro de 2009 é presidente do Technion.

O instituto de tecnologia tem registrado, em seu mandato, uma série de realizações lideradas pelo recrutamento de mais de 200 novos membros do corpo docente, o que envolveu a captação de recursos extensivos. Ao estabelecer o “Prêmio Yanai”, na educação acadêmica, o Prof. liderou uma mudança significativa na qualidade do ensino no campus e na satisfação dos alunos.

Também concebeu e desempenhou um papel importante na expansão do Technion para Nova Iorque, onde, juntamente com a Universidade de Cornell, foi inaugurado o Jacobs Technion Cornell Institute, em Roosevelt Island. Da mesma forma, na China, o Technion estabeleceu o Guangdong Technion-Israel Institute of Technology, em Shantou.

As inscrições para participar do Innovation Summit Brasil 2019, e suas atividades paralelas, estão abertas e poder ser feitas pelo site.  Os associados de todas as instituições da Rede Nacional de Associações de Inovação e Investimentos (RNAII) têm descontos especiais na inscrição.