* Por Raphael Ruiz

Já não é mais novidade: ter conhecimento em um segundo idioma é extremamente necessário no mundo em que vivemos. Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente e o contínuo processo de globalização que a sociedade tem vivenciado nos últimos tempos, as pessoas estão entendendo a real importância de aprender inglês e espanhol. O cenário parece ideal para aqueles que querem empreender no ramo da educação, mas inovar em um mercado que já tem tantas escolas e instituições exige esforço e “pensar fora da caixa”.

Como empreendedor e CEO de uma empresa de idiomas, desde o início procurei oferecer aos alunos todos os mecanismos possíveis para que ampliassem seus horizontes, tendo em vista que ter uma segunda língua não é apenas um diferencial no currículo, mas também um caminho para conseguir explorar o mundo, por meio de viagens internacionais. Aulas dinâmicas, interativas e em horários flexíveis, por exemplo, ajudam o estudante a conciliar a sua rotina com o seu desenvolvimento profissional, mas é preciso ir além.

Com o advento da tecnologia e o dia a dia atribulado, percebo que as pessoas já não querem mais a tradicional forma de ensino, buscando por modalidades menos formais, como aulas particulares, cursos voltados para empresas ou intercâmbios, com grupos que tenham os mesmos objetivos de vida. Além disso, se pensarmos no público jovem, aprender outro idioma com o auxílio de aplicativos, jogos online, músicas e, se possível, à distância, faz mais sentido. Ou seja: até a estrutura física da escola tem que ser levada em conta no nosso segmento.

Escolher os parceiros certos para caminhar com você nessa jornada, preservando suas relações com cuidado e respeito, certamente farão com que o seu negócio tenha uma base sólida. No Instituto Mindset, por exemplo, temos exclusividade dos materiais Burlington English no Brasil, que une aprendizagem mista: materiais didáticos, aulas particulares e em grupo.

Isso mostra que há espaço suficiente para novos empreendimentos, mas os empresários precisam oferecer serviços de qualidade e entender quais são as reais necessidades dos seus alunos: ter consciência de que cada pessoa tem um perfil diferente, que precisa de metodologias e recursos distintos, são fundamentais para o sucesso do negócio. Se me cabe dar uma dica, tenha coragem para arriscar, supere os desafios e tome decisões assertivas. Foi assim que eu consegui!

* Raphael Ruiz é CEO e fundador do Instituto Mindset, rede de escolas de idiomas com 14 unidades pelo Brasil e mais de 6 mil alunos.