Começou hoje a terceira edição do Gramado Summit, evento realizado pela Summit Hub, na Serra gaúcha. De acordo com Marcus Rossi, CEO do grupo, são esperadas 3 mil pessoas diariamente no evento, que acontece até sexta-feira (2). “Queremos discutir o futuro. Nesta edição, nós cruzamos fronteiras, e temos certeza que estamos fazendo o maior brainstorm do mundo”, diz.

O primeiro palestrante do evento e primeiro nome internacional a falar no evento foi o dinamarquês Heini Zachariassen, fundador do Vivino, maior comunidade sobre vinhos do mundo. Ao subir ao palco, Heini já começou com lições sobre empreendedorismo: “quando eu ia subir ao palco, me mandaram ficar dentro da área demarcada pelo carpete no chão, mas esta é a regra número um do empreendedor: saia fora da caixa. Eu não vou me limitar a este espaço.”

O mercado de vinhos no mundo movimenta US$300 bilhões. “Quando eu comecei o Vivino, eu não entendia nada de vinhos. Comecei o app focando em gente como eu, que ama vinho, mas se perde na hora de comprar”, explica. Hoje o Brasil é o segundo maior mercado da empresa no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

No Brasil, são 3.1 milhões de downloads da plataforma, com 600 mil usuários ativos mensalmente, e cerca de 87,5 milhões de rótulos de vinhos escaneados pelos usuários na base de dados do app. Ao todo, a plataforma tem hoje 37 milhões de usuários, mais de 900 milhões de rótulos em sua base, 132 milhões de avaliações dos usuários e 2 milhões de vinhos são explorados diariamente pela plataforma.

Como criar disrupção em uma indústria tão grande, cujo produto base é consumido há mais de 5 mil anos? Para ele, essa disrupção acontece quando algo muda radicalmente no mercado. “O comportamento do usuário, a lei ou a tecnologia precisa mudar para causar este impacto. No caso do vinho, o consumidor e a tecnologia mudaram”, diz.

Com a chegada do smartphone, os reviews de vinhos deixaram de ser algo estritamente realizado por especialistas e passou a ser uma ação que todo consumidor do produto pode fazer. A Vivino percebeu que a média de notas dadas por seus usuários aos rótulos dos vinhos é muito parecida com a de grandes críticos deste segmento, o que faz com que as notas dadas na plataforma sejam tão confiáveis quanto a de especialistas.

Produto

Ele também falou sobre a importância da criação de um MVP para validar uma ideia. “O produto é a coisa que mais importa, é a chave de tudo. Você nunca sabe o que os seus clientes realmente querem até você colocar o produto na frente deles. Por isso, construa o menor produto possível, coloque ele no ar o mais rápido possível e continue aprimorando-o rápido e na ordem certa”, explica.

Heini conta que quando o aplicativo do Vivino foi ao ar pela primeira vez, o layout não era bonito, mas o objetivo do produto era muito claro, por isso trouxe clientes para a base da plataforma. “Qual o seu maior objetivo agora? Concentre -se em chegar até ele. No começo, nós não focamos no design, mas no mais importante, que era ajudar as pessoas a encontrarem o melhor vinho. Você não vai ter sempre tempo de fazer tudo parecer lindo, mas não se preocupe, você parecerá bonito um dia.”

Ele também falou sobre quão valiosos são os dados que uma empresa gera e como usar isso a favor da sua própria startup. “Se uma grande mudança acontece no mercado, você precisa estar preparado para a concorrência, como é o caso do Uber, por exemplo. Saiba o valor que vai entregar ao seu cliente.”

Heini afirma que as pessoas utilizam o Vivino porque a empresa sabe exatamente o que o cliente quer. “Nós temos dados sobre o mercado de vinhos, e é muito difícil de tentar replicar o que temos. Hoje sabemos quais rótulos são preferidos de cada público e quais características as pessoas acham boas ou ruins nos vinhos. Essas informações são muito valiosas para o mercado”.

Por fim, ele fala sobre a experiência online do usuário. “As pessoas hoje compram online não simplesmente porque sim. Elas estão no e-commerce apenas quando, por lá, a experiência é melhor. Esteja preparado para oferecer ao seu cliente, digitalmente, a melhor experiência que ele poderia ter”, completa.

O evento acontece até a próxima sexta-feira, dia 2 de agosto. Fique ligado no site e nas redes sociais do Startupi para conferir mais destaques do Gramado Summit 2019.