O Banco ABC Brasil – especializado na concessão de crédito e serviços pra grandes corporações – inaugurou hoje o ABC Innovation Lab, ambiente de inovação do banco dedicado à inovação e fomento ao intraempreendedorismo da companhia, além de desenvolver produtos e negócios inteiramente digitais para a instituição.

O espaço foi inaugurado oficialmente hoje (4), mas está em operação há cerca de quatro meses. São 50 colaboradores operando, entre membros do banco e profissionais exclusivamente da área de inovação, atuando em squads para o desenvolvimento de novas tecnologias e processos. Para comandar a equipe, está à frente do Lab Marco Mastroeni, Diretor Vice-Presidente de Produtos, Canais, Inovação e Marketing, e Gustavo Machado, Diretor de Negócios Digitais.

“No ABC Innovation Lab, nosso objetivo é conduzir e acelerar ideias e projetos baseados no uso intensivo de tecnologia que aportem ganhos de eficiência e tragam novas ferramentas e oportunidades de negócios para o banco. Teremos, assim, um espaço promotor de inovação, com olhos abertos para o mercado, implementando novas ideias, práticas e conceitos, ao mesmo tempo em que preservamos e reforçamos nosso core business”, diz Sergio Lulia Jacob, CEO do banco ABC Brasil.

Gustavo Machado fala sobre a iniciativa do banco de criar um laboratório de inovação:

O objetivo do banco é que, com o novo espaço, seja possível promover uma melhor experiência aos clientes da instituição, além de aplicar técnicas para redução dos pontos de fricção de suas jornadas por meio de growth hacking e design thinking.

Para Marco Mastroeni, “o ABC Innovation Lab está conectado ao banco na medida de nossas necessidades. Para rodar grande parte do que fazemos no lab não é necessário acessar o banco e, assim, conseguimos operar de maneira mais flexível com toda a segurança que a instituição requer.”

A nova operação também ajudará o banco a se aproximar de forma mais eficaz das startups, categorizadas pelo banco como potenciais fornecedores, clientes e/ou parceiros. “Com as startups, tratamos de duas frentes. A primeira dela é o nosso core, nosso negócio principal. Buscamos quem são as startups que podem trazer eficiência ao processo de oferecer crédito a grandes organizações e tudo que adiciona valor aos clientes também é o foco. Também, startups que nos ajudem em iniciativas que podem se tornar um grande negócio para o banco ABC”, completa Marco.


Na próxima quinta-feira, 11 de julho, acontecerá o Startupi Innovation Tour especial Fintech. Esta edição do evento imersivo visitará grandes nomes da tecnologia para o mercado financeiro, como Pi, Neon, Visa Innovation Studio e Conta Azul. É a chance de conhecer de perto quem faz esse ecossistema acontecer! Para garantir sua participação, acesse aqui. Vagas limitadas.