Pioneira em oferecer crédito aos clientes por meio do carnê, a Casas Bahia tem acompanhando as transformações do mercado, principalmente no que diz respeito à digitalização dos processos e meios de pagamento. Com objetivo de cada vez mais oferecer inovação na maneira de servir seus clientes, a Via Varejo, que administra a marca Casas Bahia, e a empresa norte-americana Airfox, startup de soluções de pagamentos móveis e digitais, evoluíram sua parceria (vigente desde setembro de 2018) e lançam o banQi, um banco* digital que busca promover a inclusão econômica e social de milhões de brasileiros sem ou com pouco acesso aos bancos tradicionais.

Com usabilidade amigável e comunicação descomplicada, ele nasce com a expertise da maior varejista do Brasil para solucionar os anseios de importante parte da população que não possui acesso a serviços financeiros. É o grande marco da revolução financeira para as faixas com maior nível de desbancarização no país. A fintech tem o propósito de transformar o relacionamento financeiro de seus clientes oferecendo uma experiência clara, simples e segura, afirmando-se como a sua principal solução financeira. Com uma plataforma gratuita, fácil de usar e disponível para qualquer pessoa com Android, o banQi chega com o intuito de atender de forma ampla as necessidades das classes de baixa renda.

“Com esse novo serviço, potencializamos nosso DNA de inclusão, nos destacando no ambiente de inovação tecnológica aplicada aos serviços financeiros, e aprimoramos a experiência de compra dos nossos mais de 60 milhões de clientes que já conhecem e confiam na nossa marca. Por meio do banQi poderemos oferecer a expertise de serviços da Via Varejo, que hoje é restrita na Casas Bahia e Pontofrio, para consumo fora da companhia”, complementa Felipe Negrão, CFO da Via Varejo. Atualmente, a empresa possui 5 milhões de pessoas pré-aprovadas no carnê.

Suportado por uma plataforma tecnológica robusta, que facilita a vida dos clientes por meio de um aplicativo simples e intuitivo, o banQi está preparado para desafiar a complexidade do sistema financeiro, aplicando soluções totalmente digitais em seu app. O banQi contará com a capilaridade nacional da Casas Bahia, com mais de 800 pontos de atendimento em todo o Brasil, que servirão como ponto de apoio, atendimento e serviços aos clientes em suas lojas. É um banco* digital que terá 100% de alcance real.

Já a partir da próxima semana, os serviços estarão disponíveis para 34 lojas localizadas no Estado de São Paulo. E a expectativa é que até o final de julho todas as unidades da rede estejam integradas à operação já disponibilizando outras funcionalidades como assinatura eletrônica do crediário, cartão de débito, saque e rendimento do saldo.

Os clientes também terão acesso a empréstimos pessoais com juros mais baixos e isso será possível com tecnologia da Airfox que usa dados alternativos do celular e transações financeiras para criar modelos de créditos mais dinâmicos que usam machine learning. Outra novidade é que os serviços oferecidos pelo banQi não se restringem aos clientes da Casas Bahia, pois qualquer pessoa, cliente ou não, poderá abrir sua conta digital de maneira fácil e rápida pelo aplicativo disponível na Google Play.

“Nós somos capazes de oferecer tudo isso sem taxas porque usamos tecnologia para diminuir os custos”, ressalta Santos. “Com esse lançamento acreditamos que estamos mudando vidas no Brasil, facilitando a rotina daqueles que precisam enfrentar filas enormes em lotéricas e correspondentes bancários para pagar suas contas e fazerem suas transações. Agora tudo pode ser mais simples e seguro pelo celular”, finaliza.

Cenário

O Brasil conta atualmente com 422 fintechs, sendo 114 focadas em meios de pagamento. O setor recebeu investimentos de R$1,5 bilhão em 2018. O segmento que mais cresceu é o das fintechs. Cerca de 71% de seus clientes afirmam que estão felizes com o serviço, contra 42% dos bancos convencionais. A experiência do usuário com plataformas é muito relevante para 35% das pessoas escolherem uma instituição financeira. Para 30%, a facilidade em realizar ações e o atendimento ao cliente devem ser priorizados e melhorados.

* A referência a banco é meramente ilustrativa. BanQi é uma marca de titularidade da Airfox Serviços e Intermediações Ltda.(“Airfox”), sociedade que não realiza atividades privativas de instituições financeiras. A Airfox presta serviços de pagamento, na qualidade de instituição de pagamento, em conformidade com a Lei nº 12.865/13 e regulamentação aplicável do Conselho Monetário Nacional e Banco Central do Brasil.