A Apple espera oferecer aos fabricantes de software novas ferramentas para facilitar a adaptação de seus aplicativos de iPad e iPhone para seus laptops Mac nesta segunda-feira, em sua conferência anual de desenvolvedores em San Jose, Califórnia.

Os milhares de desenvolvedores esperados para ir a San Jose esta semana desenvolvem os aplicativos na App Store da Apple. A App Store é um dos principais impulsionadores do segmento de serviços da fabricante do iPhone, que faturou 37,1 bilhões de dólares no ano passado. A Apple recebe uma parte das vendas de aplicativos vendidos pela loja, embora essa prática esteja sendo analisada em vários processos judiciais.

Os investidores estão olhando para o negócio de serviços da Apple para impulsionar a receita e os lucros da Apple com o declínio nas vendas do iPhone. A receita do dispositivo da empresa teve sua maior queda na comparação ano a ano em seu mais recente relatório trimestral de lucros.

Mas a Apple ainda vendeu mais de dez vezes mais iPhones e iPads do que os computadores Mac no ano passado, então muitos desenvolvedores se concentram em desenvolver seus aplicativos para eles em vez do Mac.

O presidente-executivo da empresa, Tim Cook, e o chefe de software, Craig Federighi, devem anunciar novas ferramentas que tornarão mais fácil para os desenvolvedores colocar seus aplicativos em Macs sem reescrever completamente o código. A Apple antecipou as ferramentas na conferência do ano passado, dizendo que elas seriam lançadas este ano, e a Bloomberg informou nas últimas semanas que a Apple ainda planeja lançá-las.

A mudança pode ampliar o número de aplicativos disponíveis para Macs e dar à Apple mais chances de ganhar dinheiro com aplicativos para sua linha de produtos de maior duração. A Apple também atualizará seus sistemas operacionais e aplicativos na conferência anual.

Fonte: Agência Reuters