A Indico Capital Partners, o maior fundo privado de venture capital português, acaba de anunciar seu primeiro investimento no Brasil. A aposta da vez é no mercado de saúde mais de dois milhões reais de reais na plataforma de saúde emocional Zenklub.

Zenklub é uma plataforma de saúde emocional que conecta pessoas a centenas de especialistas, incluindo psicólogos, coaches e psicanalistas.

Para agendar as sessões e escolher o especialista adequado as pessoas podem utilizar uma ferramenta de busca refinada ou receber indicações personalizadas através de um serviço de concierge-AI. As sessões poderão ser realizadas via chat ou vídeo e são totalmente confidenciais e criptografadas.

Para fazer parte do Zenklub os especialistas têm que passar por um processo de seleção com realização de diversos testes, análises de perfis e comprovações profissionais. Ao serem aprovados na plataforma, os especialistas se beneficiam com um acesso imediato a um site personalizado e a um escritório digital completo (SaaS). Pela plataforma, é possível realizar o atendimento ao cliente, e sua gestão, desde pagamentos e agendamento de sessões.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ansiedade e a depressão são reconhecidas como a epidemia de saúde do século XXI. O Brasil é o primeiro país da América Latina e o quinto país mais “deprimido” do mundo, onde quase 12 milhões sofrem da condição médica. Além disso, um estudo de 2015 realizado pela Organização das Nações Unidas estimou que 264 milhões de pessoas sofreram de distúrbios relacionados à ansiedade em todo o mundo. O Brasil é o país mais afetado com ansiedade, com 18,7 milhões de pessoas diagnosticadas.

Em 2016 os dois cofundadores, o médico Rui Brandão e José Simões, engenheiro, decidiram criar o Zenklubno Brasil para democratizar o acesso a cuidados de saúde emocional no Brasil. “Não podemos ignorar o número impressionante de doenças mentais no Brasil e em todo o mundo. Para nós, é claro que o tabu em torno dessas questões é cada vez menor e as pessoas estão mais conscientes do que nunca. Os nossos números comprovam isso, 60% dos nossos clientes nunca tinham consultado um especialista ou procurado uma solução para seus problemas emocionais antes”, afirma Rui.

Zenklub cresceu mais de 300% em 2018, e atualmente conta com mais de 150 especialistas pré-selecionados na sua plataforma, tornando-se líder de mercado de saúde emocional no Brasil. A empresa tem como missão conquistar o mercado de saúde emocional de mais de R$20 bilhões e o investimento da Indico alavancará a missão da empresa. As sessões de 50 minutos custam, em média, R$90 e podem ser reembolsadas pelos planos de saúde – os fundadores querem mudar a forma como as pessoas desenvolvem a sua saúde emocional.

“Queremos ajudar as pessoas a explorarem todo o seu potencial e viverem uma vida com propósito. A saúde comportamental é um problema enorme que ainda precisa ser resolvido e estamos bastante animados com esta nova rodada, que vai reforçar nosso investimento em tecnologia e dados para proporcionarmos uma experiência ainda mais personalizada”, comenta José Simões. Para isso, o Zenklub expandirá as equipes de TI e de Produto.

Stephan Morais, managing general partner da Indico, também falou sobre o aporte. “Estamos muito entusiasmados em apoiar uma equipe focada nas necessidades de milhões de pessoas, começando no Brasil, um dos maiores mercados do mundo. Queremos contribuir para a visão do Zenklub de criar um sistema de saúde digital focado primeiro nas pessoas, em um mercado tão opaco, fragmentado e difícil de navegar”.