A P&G inaugurou nesta terça-feira seu Centro de Inovação para América Latina na cidade de Louveira, interior paulista. O espaço é dedicado à Pesquisa e Desenvolvimento de produtos para toda a região, além de países em ascensão, como a Rússia.

O LAIC (Latin America Innovation Center), como é chamado, recebeu investimentos de R$200 milhões para sua criação. De acordo com Juliana Azevedo, presidente da P&G Brasil, a companhia já investiu mais de R$2 bilhões nos últimos cinco anos no país, apenas em inovação.

“Muitas máquinas aqui foram desenvolvidas exclusivamente para as necessidades da P&G”, diz a presidente. “Este também é o único centro multicategoria da companhia no mundo”, explica. Isso significa que o espaço abriga, em um mesmo local, toda a cadeia de desenvolvimento dos produtos, desde a ideação até o produto final, que sai dali e vai para os supermercados.

Juliana Azevedo, presidente da P&G Brasil

Lá, são desenvolvidas pesquisas para as unidades de cuidados com bebês, femininos, beleza, orais e casa e higiene. O objetivo é desenvolver produtos, embalagens e processos cada vez mais sustentáveis. Há também uma área dedicada exclusivamente a pesquisas com consumidores, com uma “casa do consumidor”, onde pesquisadores podem simular, com consumidores reais, os processos do dia a dia de quem utiliza produtos das marcas P&G, com o objetivo de aprimorar a experiência do usuário.

Kathy Fish, líder global de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da companhia, também participou do lançamento. “O Brasil é o nosso terceiro maior mercado mundial, o que mostra o potencial de crescimento que temos nesta região”, diz. “Nesta instalação, criaremos inovação para consumidores latino-americanos e de todo o mundo, inspirados pela criatividade, diversidade e expertise do talento latino-americano.”

Juan Fernando Posada, presidente da P&G para América Latina

No LAIC estão atualmente mais de 150 cientistas, de mais de 10 nacionalidades. O Brasil é o oitavo país a receber um Centro de Inovação da marca, somando 14 pelo mundo. Para Juan Fernando Posada, presidente da P&G América Latina, o investimento no centro brasileiro é estratégico. “Os clientes brasileiros são exigentes. Eles ditam tendências de consumo para o mundo todo, além de serem profundamente envolvidos com os nossos produtos. Por isso, há muita pesquisa a ser desenvolvida no Brasil”, completa.

Também participaram da solenidade de inauguração o governador do Estado de São Paulo, João Doria Jr., e o prefeito da cidade de Louveira, Nicolau Finamore Jr.

Juan Pablo Larrañaga, responsável pelo Centro de Inovação, fala sobre o papel do espaço para a companhia: