*Por Mônica Hauck

Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado no período entre novembro de 2017 e janeiro de 2018, o índice de desemprego no Brasil atingiu 12,2%, ou seja, 12,7 milhões de pessoas no país. Desses dados, 85% são desligadas por questões de ordem comportamental.

Para melhorar esses índices, algumas ferramentas tecnológicas passaram a ser utilizadas no dia a dia dos processos seletivos, para garantir mais efetividade nas contratações. Quando falamos de recrutamento e seleção, devemos destacar que trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para “filtrar” e escolher pessoas que querem ocupar determinada posição. Por meio dele, é possível identificar se elas têm as qualidades e habilidades exigidas pela empresa.

Por isso, faz-se necessário que os recrutadores devem saber claramente quais são as competências técnicas e comportamentais necessárias para buscar os profissionais ideais e que possam apresentar o melhor desempenho possível no cargo.

Algo que pode ajudar nesses momentos é possuir uma ferramenta que auxilie a identificar o perfil comportamental de cada candidato. Assim, de maneira rápida e eficaz, é possível saber melhor área de atuação, influência no ambiente de trabalho, forma de tomada de decisão, perfil predominante, adequação atual à função exercida, forma de atuação e muito mais. Vai te ajudar a economizar tempo e dinheiro.

Com o processo definido, vale destacar também que essa infinidade de informações levantada sobre o, agora, colaborador, vão ser úteis para a retenção desse talento – outro ponto importante e delicado dentro de uma empresa. Conhecendo o perfil e as competências do funcionário e das vagas, você tem informações valiosas e claras para desenvolvê-lo e ganhar em produtividade.


*Mônica Hauck é Fundadora da Solides. Graduada e pós-graduada pela UFMG e FGV, com MBA em Gestão Empresarial e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. A empreendedora desenvolveu a ferramenta Profiler e, como referência em Gestão Comportamental, atualmente ministra palestras e cursos por todo Brasil. Também é vencedora do Prêmio Mulheres Notáveis, na categoria Tecnologia