A Microsoft a nunciou no Microsoft Build, uma conferência anual para desenvolvedores, em Seattle, suas novas atualizações e maior participação de Inteligência Artificial em suas ferramentas. Dentre as mais relevantes existe o chamado Ideas, um recurso que, por meio de IA, busca sugestões de melhorias no texto, criar documentos mais profissionais e navegar com eficiência pelos documentos criados por outras pessoas.

A atualização poderá ser usada ainda este ano, tanto no Word como no PowerPoint e no Excel.

A ideia se baseou na obervação da forma como os usuários usam o Word para trabalhar, que geralmente ignoram as ferramentas disponíveis na plataforma para estruturar seus documentos, como cabeçalhos de seção, mas, ao invés disso, fazem manualmente algumas palavras em negrito e maiores para indicar uma nova seção.

“Aqui está algo em que dizemos: ‘Ei, entendemos a estrutura do seu documento. Podemos torná-lo navegável ou podemos criar um índice em seu nome”, explicou Kirk Gregersen, diretor de gerenciamento de programas do grupo Experiences and Devices da Microsoft.

Outras sugestões inteligentes incluem acrônimos recomendados com base em seu uso no Microsoft Graph, tempo médio calculado para ler o documento, realce de extração, bem como correções para erros ortográficos e gramaticais.

Sugestão de frase

Um recurso inteligente recentemente disponível no Word é a sugestão de escrita, onde ela usa deep learning para oferecer sugestões sobre maneiras diferentes de escrever uma frase.

A tecnologia baseia-se em aprimoramentos para o recurso de sinônimos populares no Word, que usa o aprendizado de máquina para entender o contexto da frase em que a palavra aparece para oferecer opções de palavras alternativas mais relevantes.

“Você não precisa pesquisar on-line para encontrar uma maneira alternativa de expressar uma frase”, disse Zhang Li, gerente de programa sênior da equipe do Microsoft Office, explicando que o serviço de inteligência apresentará sugestões dentro do documento.

A  Microsoft já usou uma tecnologia semelhante para melhorar a classificação de sinônimo no início deste ano, levando a taxa de aceitação de sugestão de sinônimo para o dobro.

“Queremos aumentar suas habilidades”, disse Rewari, gerente sênior de marketing de produto da Microsoft 365, “queremos ajudá-lo a se comunicar de forma mais eficiente, efetiva e inclusiva”, completa.