Com direito a transmissão ao vivo em salas de cinema ou no Youtube, o Google Cloud OnBoard está com as inscrições abertas para a edição 2019. O evento oferece treinamento gratuito sobre o Google Cloud Platform (GCP) para desenvolvedores, estudantes universitários e profissionais iniciantes em computação em nuvem. Em sua terceira edição, o evento será realizado em São Paulo, no Allianz Parque, no dia 18 de junho.

Este ano, a capacitação terá duas sessões de conteúdo com apresentações e demonstrações técnicas de engenheiros do Google.

  1. Core Infrastructure será dedicada aos profissionais que estão começando a desenvolver e implementar ambientes para aplicativos utilizando GCP. Além disso, a sessão sobre infraestrutura vai abordar os conceitos de computação na nuvem, além de explicar as potencialidades da linguagem open source do Google e, Kubernetes.
  2. Big Data & Machine Learning tem como público-alvo quem já projeta e gerencia projetos de Machine Learning. Ela incluirá explicações em profundidade sobre produtos como o Cloud Dataproc, Dataflow, TensorFlow e BigQuery.

Além da transmissão ao vivo para salas de cinema em sete cidades (mais detalhes abaixo), os interessados também poderão acompanhar as sessões ao vivo por meio do YouTube — neste caso, ao se inscrever por meio do site é preciso selecionar a opção “livestream” no lugar de escolher a cidade.

O evento é parte de um esforço contínuo do Google Cloud de investir em treinamento e capacitação de universitários e profissionais de TI em todo o mundo. Só em 2018 11 mil desenvolvedores foram certificados pelo Google Cloud na América Latina (Brasil, Argentina, Chile e México).

Como forma de potencializar o aprendizado dos participantes, será disponibilizado, no período que antecede o evento, o “Fundamentos do GCP”. O material de apoio que auxiliará as pessoas com uma introdução do que será comentado durante o OnBoard.

Atualmente, por meio do site de Google Cloud, brasileiros podem fazer mais de 40 treinamentos on-line, que incluem como desenvolver uma infraestrutura de nuvem confiável e segura, entre outros temas, além de cursos em parceria com a plataforma Coursera e laboratórios práticos com Qwiklabs. Também é possível se atualizar por meio de webinars gratuitos, disponíveis no Cloud OnAir.