* Por Marco Zolet

Começar do zero, em qualquer segmento, não é algo fácil. Ainda mais quando trabalhamos com tecnologia e precisamos estar sempre 10 passos à frente para atendermos o target que queremos. Isso ocorre pois o tempo para a elaboração, construção e testes de um serviço destinado ao público final é grande. O empreendedor que quiser estabelecer um negócio agora precisa estar com a mente de 2020 para frente.

Apesar disso, o gap entre a criação de uma tecnologia e o tempo de sua adequação pelo público diminui a cada dia. Os testes em si são de extrema importância para que o negócio se estabeleça. Na prática, é a cultura de testes que impulsiona que uma ideia inovadora esteja disponível para os consumidores finais. Testar rápido hipóteses é essencial para aprender com agilidade o comportamento do usuário e fazer as adequações necessárias. É essa cultura que faz com que, se anos atrás víamos em matérias de feiras internacionais lojas sem embalagens, pagamento via pulseira, Inteligência Artificial e reconhecimento facial, hoje estas soluções sejam utilizadas por grandes grupos varejistas.

Se o futuro já é presente, quem pretende empreender com tecnologia no varejo precisa saber antever o “próximo futuro”. O que as pessoas irão precisar? Quais são as dores encontradas nos serviços que podem ser sanadas? Já que é difícil se diferenciar hoje, por que não buscar se diferenciar amanhã? É uma aposta alta, mas digo por experiência própria que, com trabalho e pesquisa, pode dar certo.

Quando criei o Supermercado Now o delivery de supermercados já existia, mas era bastante deficitário. O que fizemos em 2015 foi melhorar e tornar mais digital um delivery e serviço O2O (online-to-offline), trazendo este conceito para a vida do consumidor final.

Em recente pesquisa da Fundação Getúlio Vargas foi divulgado que o Brasil registra mais de 230 milhões de smartphones em uso. Em 2015 esse número era de 152 milhões, segundo o mesmo monitoramento. Ou seja, mesmo sem milhões de consumidores em potencial que temos atualmente, insistimos no smratphone e hoje atendemos mais de mil bairros apenas em São Paulo.

Somos referência em serviços com shopper, pois buscamos humanizar esse processo. Ao mesmo tempo que a demanda por tecnologia cresce, não faltam os exemplos de que um bom atendimento ao cliente pode alavancar, e muito, uma empresa de tecnologia. Deixo a dica de que, para atender o público final, é preciso muita tecnologia e carinho também.

Em resumo, o empreendedor que pretende criar uma solução para o varejo tem que pesquisar, e muito, o que está sendo feito ao redor do mundo. Se pautar no amanhã e, com muito trabalho, lançar no mercado algo que supra uma necessidade atual, e não do passado.


Marco Zolet é CEO e fundador da Supermercado Now, plataforma de supermercado online referência no setor que surgiu para facilitar a compra de bens básicos e recorrentes, com comodidade, rapidez e com melhor custo benefício.