Lembre-se desse mantra – toda história de sucesso não foi feita apenas de acertos – se ninguém fez, porque você deveria esperar não errar?

Sério, para e pensa, não é mega injusto com você mesmo? Pense alguém que você admira muito profissionalmente. Pensou? E agora, será que essa pessoa não errou?

Eu nem sei quem você pensou, mas lhe digo com toda a certeza deste universo (é muita certeza, hein) – essa pessoa já errou e errou muito.

E lhe digo mais, geralmente quem tem sucesso já errou mais que as pessoas normais, e em cada situação aprendeu e conseguiu ir mais longe.

Mas é possível errar melhor

Ok, parece dia livre no jardim de infância, no qual você pode fazer o que quiser, e as burradas e artes estão liberadas, mas não é bem assim. Eu quero que você entenda que muitos erros fazem parte e a diferença toda está em: quem erra rápido e corrige rápido, erra melhor.

Algumas dicas:

#1 – poucas ações

Não implemente muitas ações rapidamente, fica mais difícil de perceber o que está dando certo ou não. Quando você está testando muitas coisas ao mesmo tempo, não sabe o que mais afeta o resultado final, fica pior de medir e tirar boas conclusões.

#2 – futuro aprendizado

O erro é ruim quando não gera aprendizado. Antes de definir ações, coloque o que você espera aprender com elas e dessa forma erros tornam-se métricas de construção. É importante saber o que as atitudes vão lhe gerar de retorno e aprendizagem. Se isso der errado, o que você aprendeu? Acaba que você até seleciona onde vale mais a pena arriscar.

Simples que funciona

Eu sei que parece simples, mas é assim mesmo, essas duas dicas fazem uma diferença enorme na evolução do seu negócio. Você vai conseguir ficar mais focada nas experimentações e no resultado delas, assim como vai saber definir melhor o que fazer nos próximos passos.


*Bruno Perin, um cara Free LifeStyle, empreendedor, consultor, palestrante e escritor. Autor do livro – A Revolução das Startups. Pioneiro na combinação dos conhecimentos em Startup, Empreendedorismo, Marketing e Comportamento Jovem alinhado a Neurociência. Busca das formas mais diferentes, malucas e inusitadas possíveis desenvolver pessoas e negócios que façam a diferença no mundo, de jeito divertido, valorizando a vida e o agora.