Mais uma grande empresa deu um passo para se aproximar do ecossistema de startups. A Renault, empresa francesa responsável pela fabricação de veículos, lançou mais um espaço de inovação da marca, dessa vez, em parceria com o Cubo Itaú, maior hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina.

Durante o evento de lançamento da iniciativa, a empresa deixou claro que eles entenderam que as grandes companhias precisam desenvolver novos produtos e soluções, mas elas não conseguem desenvolver sozinhas, pois demanda muito tempo e investimento. Esse é um dos motivos da aproximação com o ecossistema de startups: trabalhar com empreendedores para trazer tecnologia e inovações para a companhia conseguir acompanhar o mercado e a nova onda de mobilidade.

“Queremos marcar presença neste ecossistema para oferecer nossas soluções, desenvolver projetos inovadores de mobilidade sustentável e também para a fábrica 4.0”, afirma Ricardo Gondo, Presidente da Renault do Brasil. O Renault Lab passa a fazer parte do ambiente de inovação da marca que já conta com o Creative Lab, na fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, e com o America Digital Hub, em São Paulo.

No vídeo abaixo, Ricardo Gondo fala mais sobre a iniciativa:

Prova de que a empresa está realmente interessada em acompanhar as novas tendências é o Aliance Ventures, fundo estratégico de capital de risco de que pretende investir US$1 bilhão em startups nos próximos cinco anos. O fundo é operado pelo Grupo Renault, Nissan Motor e Mitsubishi Motors, a principal aliança automotiva do mundo.

O fundo foi lançado em 2018, com investimento inicial de US$200 milhões e hoje está localizado em Amsterdã, Vale do Silício, Paris, Yokohama, Pequim e Tel Aviv. François Dossa, Chairman da Nissan América Latina, destaca que tem o desejo de incluir o Brasil nesta lista. “Quando comparado com o potencial da China e Estados Unidos, o Brasil pode parecer pequeno, mas temos certeza de que isso irá mudar. Isso também não nos impede de fazer investimentos aqui”.

Mesmo com pouco tempo de lançamento, o fundo já investiu US$200 milhões em 11 startups e também fez investimento em 2 fundos. “Se aqui no Cubo tiver startups com soluções para mobilidade, carros autônomos, clean tech e bateria, nós queremos investir nelas”, comenta.

O Cubo Itaú está localizado na região da Vila Olímpia, em São Paulo, e abriga em seu espaço físico cerca de 1.250 residentes de diferentes segmentos, além das mais de 220 startups membro e alumni presentes na plataforma Cubo Digital, que contempla empreendedores de todo o País.

Espaço Renault Lab dento do Cubo – Foto: Divulgação

Além do espaço, a Renault lançou também um carsharing com o 100% elétrico Zoe. A solução de mobilidade compartilhada e 100% elétrica, ficará disponível para os residentes do Cubo Itaú e para os mais de 300 colaboradores da Renault que ficam no escritório da Vila Olímpia, em São Paulo. Para gerenciar a operação do carsharing, a Renault fez uma parceria com plataforma Joycar, startup residente do Cubo Itaú, e o carregador utilizado para abastecer o veículo será em parceria com a Efacec.

A iniciativa de carsharing é uma continuidade do lançamento que a Renault fez no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, no Paraná, que após uma prova de conceito (POC) passou a oferecer o sistema de carsharing para todos os colaboradores da Renault. Por meio do aplicativo Renault Mobility, a marca disponibilizava os veículos de frota para uso compartilhado. O colaborador pode reservar um veículo em qualquer horário e dia da semana, retirá-lo e devolvê-lo local de trabalho. No mundo, o Grupo Renault foi pioneiro e é líder na venda de veículos 100% elétricos na Europa, mercado que cresceu 45% no ano passado.

Carsharing com o 100% elétrico Zoe – Foto: Divulgação

Para Renata Zanuto, Head de Startups e Ecossistema do Cubo, a iniciativa da Renault está conectada ao papel do hub de estimular a transformação cultural e digital das grandes empresas, gerando relevância e fortalecendo o ecossistema de startups. “O Cubo Itaú tem ajudado o mercado a trabalhar em conjunto, e percebemos que a resposta está sendo muito positiva, a exemplo desta nova parceria com a Renault. Mais uma grande empresa chegando para agregar valor ao nosso time de mantenedores, reforçando o alto nível das trocas e ensinamentos”, diz Reynaldo Gama, head de operações e corporates do Cubo Itaú.