Com um investimento de R$ 4,5 milhões, inaugura no dia 9 de maio a OCA Brasil Innovative Hub – POA, empreendimento de 3.780 metros quadrados, localizado no coração do Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS). Com capacidade para abrigar empresas e startups de qualquer porte, eventos de até 200 pessoas, ambientes de coworking e células de inovação, a plataforma, que tem sede em Caxias do Sul, é voltada para empreendedores e comunidade de inovação.

“A OCA em Porto Alegre surge como uma extensão natural do trabalho que já vem sendo realizado em Caxias do Sul nos últimos dois anos. Entendemos que a conexão entre a Capital e a Serra pode potencializar o desenvolvimento do ecossistema de inovação gaúcho e alavancar ainda mais o Rio Grande do Sul no cenário nacional, preservando as demandas regionais e abrindo uma conexão entre o estado e os grandes centros do Brasil”, explica o head de Cultura da OCA Brasil, Danillo Sciumbata, que ainda tem como sócio João Sebben.

Quando inauguraram a primeira unidade na Serra Gaúcha, o sonho dos sócios da OCA Brasil era conectar o estado com o que há de melhor em estrutura para o empreendedorismo e inovação. “Queríamos proporcionar uma plataforma que funcionasse como um hub para a comunidade, onde o coletivo vale mais que a individualidade e as pessoas são o centro de tudo. Poder também fazer parte da história da Capital vem como um presente que confirma esse propósito”, afirma Sciumbata.

Maior hub privado gaúcho, a OCA Brasil já possui empresas com operação em Porto Alegre e Caxias do Sul, o que gera mais negócios e contribui para o desenvolvimento econômico do estado. Além disso, startups e empresas dos grandes eixos brasileiros estão chegando na Capital junto com a OCA Brasil. “Nosso propósito permanece firme: o de ser uma plataforma para as empresas e pessoas se conectarem com o universo da inovação, um ambiente neutro e imparcial que agora irá oferecer uma importante ponte entre os dois principais polos de empreendedorismo gaúchos, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento de novos projetos”, diz.

Em Caxias do Sul, a plataforma tem capacidade para abrigar 70 empresas residentes e 130 posições de coworking, além de espaços de convivência, salas de reuniões, escritórios personalizados, células de inovação, espaços para eventos, academia e cafeteria. Empresas como Randon, Soprano, Metadados, PCB Connect, rede Marktplace, DB Server, Uber e Santander são algumas das organizações atualmente com células sediadas na OCA Brasil – Caxias.

Os planos de expansão não param em Porto Alegre. A OCA Brasil já tem em seu roadmap para 2019 a cidade de Joinville (SC) e novas aberturas no próximo ano, mantendo planos de atuação até mesmo no exterior.