* Por Marco Zolet

Nos últimos tempos, tivemos a notícia que o serviço de entregas Glovo saiu do país. A marca era um dos grandes players internacionais atuantes no Brasil. De modo geral, para o ecossistema de tecnologia e para os clientes isso não é bom. Mostra como a compreensão de um novo mercado é algo que envolve diversos aspectos. No entanto, isso deixa alguns aprendizados para nós, empreendedores, afinal, observar seu meio de atuação é ganhar e conhecimento sobre o que, ou não, fazer.

Analisemos o caso acima. O que ele nos deixa de aprendizado é que, na prática, a internacionalização de uma empresa passa também pela readaptação de sua cultura para outro país. A marca de fora tem dinheiro, mas conceitos como expertise no novo local e conhecimento dos hábitos e costumes de seus clientes e funcionários não são commodities.

A compreensão das leis locais e as dinâmicas com os possíveis stakeholders precisam ser muito bem estruturadas, além de aspectos como a importação de uma cultura da empresa que não é nativa do novo local e precisa de uma readaptação. Em resumo, crescer rapidamente não é sinônimo de que está tudo bem. A base da empresa precisa estar sólida e bem adaptada ao novo lar.

Voltando isso para a rotina dos empreendedores, fica nítido que estudar todos os movimentos em seu setor de atuação é essencial. São nestas ações que podem estar ideias para novas oportunidades: analisar precisamente cases de sucesso ou também aqueles negativos, pois com eles aprendemos o que não deu certo e terrenos que são arriscados para nós.

Em qualquer área, é importante estar atento ao fluxo constante dos outros players e de empresas que trabalham na sua área, no meu caso, varejo e supermercados.  Entender mais profundamente o cenário em que se insere é uma prática que irá enriquecer o negócio de qualquer empreendedor. Saber o que fazem – e o que não fazem – é essencial para continuar crescendo e com conhecimento de causa. Informação é poder!


Marco Zolet é CEO e fundador da Supermercado Now, plataforma de supermercado online referência no setor que surgiu para facilitar a compra de bens básicos e recorrentes, com comodidade, rapidez e com melhor custo benefício