Completando um ano de operação na Grande São Paulo, a Carflix, plataforma de compra e venda de veículos seminovos, foi selecionada pela gestora Msw Capital para compor o portfólio do Fundo BR Startups, que contam com o Banco Votorantim e a Microsoft como apoiadoras. A plataforma irá receber até R$2 milhões para impulsionar o negócio e dar início ao seu plano de expansão para outras regiões do país.

Mais de 9 milhões de carros seminovos são vendidos anualmente no Brasil, em um mercado gigantesco que movimenta cerca de R$ 300 bilhões por ano, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Faltava, no entanto, dinamismo a este setor, até há pouco tempo restrito às concessionárias e lojistas  e agora os consumidores podem contar com a plataforma para trazer mais segurança e agilidade em todo o processo.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado automotivo, os sócios Fábio Pinto e  Alan Ladeia, decidiram explorar este nicho criando um shopping virtual de compra e venda de seminovos. “Com a tecnologia e o novo modelo de negócios que criamos, conseguimos oferecer mais segurança, conveniência e custos menores para quem quer vender ou comprar um veículo seminovo”, afirmou Fábio Pinto.

Agora, com a participação do Fundo BR Startups, que abrange orientações estratégicas e, principalmente, o conhecimento de mercado e acesso a rede dos investidores quem compõem o BR Startups e com a BV, marca de Varejo do Banco Votorantim, líder do mercado de financiamento de veículos leves usados, eles esperam ter uma oportunidade de crescimento de forma acelerada.

“A parceria com a Carflix está alinhada com o nosso propósito em oferecer experiências inovadoras aos clientes, dentro do nosso processo de transformação digital. Conhecemos muito bem o mercado de veículos usados, onde a BV já tem mais de 20 anos de tradição e é líder em financiamento, gerando uma sinergia muito grande com a Carflix”, explica Gabriel Ferreira, diretor executivo de Varejo, Marketing, Digital e Estratégia Corporativa do Banco Votorantim.

Para Richard Zeiger, sócio da Msw Capital, a Carflix chega ao mercado com uma proposta inovadora com grande potencial de crescimento com o investimento e impulso que será dado pelo Fundo BR Startups e para Franklin Luzes, COO da Microsoft Participações, investimentos em empresas como a Carflix endossam a proposta do Fundo BR Startups em estimular a inovação no novo modelo de mercado.

Criado pela Microsoft e gerido pela Msw Capital, o BR Startups é um fundo de Capital Semente Multi Corporativo, que se diferencia pela gestão cuidadosa do elo entre as startups e as grandes corporações que investem no fundo possibilitando a criação de valor para as empresas investidas. Além do Banco Votorantim, o fundo também conta com BB Seguros, Monsanto (atualmente Bayer), Qualcomm, Age-Rio e Grupo Algar como investidores que já alocaram recursos em mais de 15 startups.