Atenta à demanda por novas fontes de receita, a fintech Zoop acaba de lançar um sistema que permite que empresas de tecnologia voltados ao varejo façam o gerenciamento do fluxo transacional dos clientes e lucrem com isso. O novo produto é uma porta de entrada para toda a camada de serviços financeiros da Zoop, permitindo, por exemplo, a criação de contas digitais, split de pagamentos e antecipação de recebíveis, além de reduzir custos e aumentar a agilidade e a transparência da integração dos sistemas de gestão e cobrança.

A nova ferramenta, chamada Zoop PC, é um kit de desenvolvimento de software para a plataforma Windows que pode ser integrado a qualquer sistema de frente de caixa, permitindo que o software assuma o papel de um adquirente, por exemplo. A solução tem uma integração rápida, transparente e whitelabel, que possibilita que qualquer parceiro cliente da fintech possa explorar comercialmente as tecnologias usando a sua própria marca.

“Com o Zoop PC, pontos de venda, ERPs e automações comerciais podem construir suas próprias soluções totalmente integradas e criar uma oferta única de pagamento, serviços financeiros e software. Vemos muitos estabelecimentos comerciais onde o comprador paga em maquininhas que não estão integradas ao frente de caixa. Isso só existe no Brasil. Quando existe a figura do caixa fixo, um pinpad para aceitar pagamento com cartões integrado faz muito mais sentido. Você não vê maquininhas de outras marcas em caixas nos Estados Unidos, por exemplo”, explica Rodrigo Miranda, CTO da Zoop.

A Avec, empresa que possui um hub de tecnologias e serviços financeiros para o mercado de beleza e bem-estar, já utiliza a solução. Com a plantaforma, a Avec integra pagamentos aos seus ERPs para salões e estúdios, e oferece uma solução composta por software, pagamento e serviços financeiros. O Avec Pay permite que seus clientes façam a captura de transações e remunerem vendedores e parceiros com conciliação no próprio sistema.

”A Zoop tirou de nós a responsabilidade de ter mais dois andares de desenvolvedores e um andar de especialistas em meios de pagamentos. O Zoop PC permite oferecermos ao nosso cliente uma solução que esteja totalmente integrada aos nossos softwares de gestão”, conta Mayra Villas Boas, Head do Avec Pay.

Rodrigo Miranda destaca ainda que, a partir da cobrança por transação, o Zoop PC possibilita um novo modelo de negócio para empresas de tecnologia para o varejo. Essas companhias costumam ganhar com a venda de licença para uso de seus sistemas ou com assinaturas. Com a cobrança por transação, é possível gerar receitas proporcionais ao faturamento dos clientes e não mais restritas a um valor fixo.

Outro serviço que pode agregar valor à gama oferecida por essas empresas é a conta digital. A grande vantagem é realizar transferências de recursos entre as contas de clientes e manter o ciclo de faturamento sob gestão própria, sem a interferência de terceiros.

A nova ferramenta já está disponível para todos interessados em integrar suas aplicações com este meio de captura e uma solução semelhante para plataformas móveis Android e IOS.