O Gmail foi lançado em 1º de abril de 2004 e na última segunda-feira, quando completou 15 anos de existência o e-mail da gigante das buscas anunciou novidades que facilitarão a vida de quem utiliza a ferramenta.

Um dos anúncios mostra que a companhia está tornando o Gmail mais assistivo por meio do Smart Compose, recurso de Inteligência Artificial que auxilia na criação de e-mails. A aplicação foi atualizada para incluir mais idiomas: espanhol, francês, italiano e português, e também estará disponível para o Android, o que antes só existia para dispositivos Pixel 3. De acordo com o blog do Gmail, a integração com iOS acontecerá em breve.

SMART_COMPOSE_PERSONALIZED_GREETINGS_MOBILE.gif

O Smart Compose também está ficando mais inteligente. Ele irá personalizar sugestões de respostas para os usuários, além de sugerir também o assunto do e-mail com base que foi escrito no texto a ser enviado.

SMART_COMPOSE_SUGGESTED_SUBJECT_DESKTOP.gif

Uma das novidades anunciadas – e muito útil – é que agora os usuários poderão decidir quando seu e-mail será entregue na caixa de entrada de outra pessoa. “Hoje, adicionamos um novo recurso que permite que você agende o envio de e-mails em uma data ou hora mais apropriada, o que é útil se você estiver trabalhando em fusos horários diferentes ou se quiser evitar interromper as férias de alguém”, explica o comunicado.

SHEDULE_SEND_MOBILE.gif

Por fim, agora também é possível interagir com outras páginas sem sair da caixa de entrada. Os usuários poderão responder a um tópico de comentários no Google Docs, navegar por recomendações de hotéis, por exemplo, diretamente nos e-mails, evitando a necessidade de abrir outras abas ou aplicativos para tal.

Dynamic_email_Google Docs(Birthday).gif

“Podemos ter lançado o Gmail no Dia da mentira, mas os últimos 15 anos não foram brincadeira. E estamos ansiosos para o que está por vir”, completa.