A rede de fast-food Burger King está testando um hamburger 100% sem carne feito à base de vegetais. Com o nome de o “Impossible Burguer, hambúrguer impossível em inglês, o teste está sendo feito com o Whopper, o sanduíche mais conhecido da marca.

Trata-se de uma parceria com a startup Impossible Foods, de Oakland, na Califórnia. Fundada em 2011, ela desenvolve carnes e laticínios feitos à base de vegetais, sem qualquer produto de origem animal e já arrecadou mais de US$450 milhões.

O lanche será feito com tomate, alface, maionese, ketchup, picles, maionese e um hambúrguer vegano da startup, produzido com todos os ingredientes derivados de plantas e o ingrediente-chave da startup, que é o heme, molécula feita a partir de um átomo de ferro que, associada a uma proteína, forma a hemoglobina.

Em entrevista ao New York Times, Fernando Machado, Diretor de Marketing do Burger King afirma que, até agora, os clientes e funcionários que testaram o lanche não conseguiram perceber a diferença entre o velho e o novo Whopper.

A semelhança do “hambúrguer impossível” com a carne de origem animal é apenas uma das razões para seu sucesso. Um hambúrguer impossível usa 96% menos terras, gasta 87% menos água e emite 89% menos gases que geram o efeito estufa do que um hambúrguer comum.

Segundo o Bloomberg, a iniciativa será testada em 59 restaurantes na região de St. Louis, no estado americano de Missouro.