* Por Renato Auriemo

Gerir uma empresa não é tarefa fácil, pois além de determinar as funções de colaboradores para cada área, é necessário também fazer uma programação de modo que todas as coisas funcionem sem deixar nenhuma margem para erros. Para isso, é preciso pensar desde o funcionamento da internet, quantidade de equipamentos, até itens mais simples, como por exemplo a rotina de limpeza do escritório. Essas coisas devem fazer parte do planejamento para que tudo fique sempre em ordem, mas isso não é tão simples como parece, principalmente se levarmos em consideração as outras inúmeras atividades do dia a dia.

Por isso, hoje em dia as organizações têm procurado não se preocupar com a gestão e a busca por um built to suit tá cada vez maior. O conceito dessa proposta é que as organizações tenham um consultor que façam a gestão de facilities, infraestrutura, localização do imóvel, implantação, projeto e equipe de atividade meio – recepção, limpeza e técnicos de TI, manutenção e melhoria de operação – para que isso não seja uma função em meio a tantas outras tarefas. Dessa maneira, a empresa ganha mais tempo para focar nos negócios e não se preocupar com a gestão.

Atualmente é muito comum alguns coworkings oferecerem esse tipo de serviço. Quando pensamos em um coworking, imaginamos somente um espaço com infraestrutura e facilidades, onde os empreendedores podem instalar sua empresa sem maiores dores de cabeça. Porém, hoje em dia esses lugares vão muito além disso. Eles têm profissionais capacitados que podem auxiliar na escolha da melhor localização e imóvel, construir o espaço e gerenciar a operação, sem que a empresas tenham dores de cabeça ao longo do processo.

A ideia do built to suit é fazer uma imersão em cada cliente de maneira a entender o que ele espera, desde a dimensão do espaço até a escolha de equipamentos e mobiliários, e então apresentar uma proposta personalizada que vá de encontro às suas necessidades, facilitando muito a sua instalação nesse novo lugar sem que nenhum colaborador tenha que parar suas outras atividades para isso.

Em linhas gerais o que tenho visto é que a procura por esse tipo de serviço tem crescido cada vez mais no Brasil e a tendência é que nos próximos anos isso aumente. Ainda mais se considerarmos que um espaço feito sob medida para a sua empresa pode aumentar consideravelmente a produtividade de todos os colaboradores, impactando diretamente nos resultados como um todo. É importante sempre refletirmos que o mercado está em constante mudança e é importante buscar inovações para que a sua empresa prospere e alce voos ainda mais altos. Pense nisso!

* Renato Auriemo, CEO do Co.W., coworking que tem como objetivo conectar empresas, novas ideias e culturas diferentes em um clima voltado ao networking e à construção de um futuro cada vez mais próspero e empreendedor. Com unidades em São Paulo e Joinville, a empresa possui como clientes a Oracle, Unilever, entre outros.