Para incentivar o investimento-anjo no país, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciou nesta semana a aplicação de até R$60 milhões em cotas do Fundo de Investimento em Participação (FIP) focado em empresas de perfil inovador e alto potencial de crescimento. Para mais informações sobre a inscrição, os interessados devem acessar o site.
Além disso, os recursos totais do fundo poderão a chegar a R$ 120 milhões, dependendo da capacidade de captação da gestora. O foco preferencial do investimento são companhias que atuem nos setores de agronegócios, biotecnologia, cidades inteligentes, economia criativa, saúde, cidades inteligentes e tecnologia da informação e comunicação (TIC).
A ação está descrita como Instrução CVM nº 578/16 e até então, esse tipo de investimento estava restrito a sociedades anônimas. Com isso, o banco espera incentivar startups inovadoras com tecnologias disruptivas, reduzir a escassez de recursos para essas empresas nascentes com alto potencial de crescimento, atrair investidores para o mercado de capitais voltado a essas empresas e estimular o ecossistema de inovação nacional.
A Domo Invest será responsável pelo mapeamento e seleção das empresas, articulação com aceleradoras e investidores-anjo e pela captação de outros investidores. Previsto para durar 10 anos, o fundo terá período de investimento de cinco anos, que poderá ser prorrogado por dois anos.
No comments yet. You should be kind and add one!
Our apologies, you must be logged in to post a comment.