Enquanto o Airbnb se prepara para o grande salto para o mercado público de ações, a empresa está expandindo sua plataforma de hospedagem para incluir ainda mais opções para seus usuários.

Agora, a empresa confirmou a aquisição da Hotel Tonight, desenvolvedora de um aplicativo de reserva de hotel que permite aos viajantes organizar acomodações de última hora. O acordo foi publicado anteriormente pelo The Wall Street Journal, que escreveuem janeiro que as negociações para a transação “esfriaram”.

Espera-se que o Airbnb abra seu IPO ainda este ano, embora o cofundador e diretor executivo Brian Chesky tenha se abstido de revelar um cronograma específico. Como a Uber, que planeja se tornar a melhor empresa de transportes, a ambição de longo prazo da Airbnb é construir uma plataforma de viagens completa com compartilhamento de casa, reserva de hotéis, organização de viagens de negócios, experiências e muito mais.

Os termos da aquisição da Hotel Tonight não foram divulgados. Assim que o negócio estiver concluído, o aplicativo e site da plataforma continuará a operar de forma independente, com o cofundador e CEO Sam Shank se reportando ao presidente de casas do Airbnb , Greg Greeley.

“Começamos o Hotel Tonight porque sabíamos que as pessoas queriam uma maneira melhor de reservar um incrível quarto de hotel sob demanda, e estamos empolgados em unir forças com a Airbnb para levar este serviço aos hóspedes de todo o mundo”, disse Shank em um comunicado. “Juntos, o Hotel Tonight e o Airbnb podem oferecer aos hóspedes mais opções e os melhores hotéis”.

Fundada em 2010, a Hotel Tonight, sediada no Vale do Silício, obteve uma avaliação de US$463 milhões com um financiamento de US$37 milhões na Série E em 2017, de acordo com a PitchBook. No total, a startup levantou US$131 milhões em financiamento de capital de risco da Accel e Battery Ventures, que participaram de quase todas as rodadas de financiamento do Hotel Tonight. Outros investidores iniciais incluem Forerunner Ventures e First Round Capital.

O Airbnb, por sua vez, foi avaliado em US$ 31 bilhões em 2017, com uma rodada de US$1 bilhão. Em janeiro, o Airbnb informou que foi lucrativo pelo segundo ano consecutivo em uma base de EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

Hotel Tonight oferece descontos em hotéis nas Américas, Europa e Austrália. A empresa faz parcerias com hotéis para oferecer quartos não reservados, catering para viajantes de negócios ou aqueles que procuram fazer acordos de última hora. O acordo tornará mais fácil para os usuários do Airbnb reservar hotéis sem planejar com semanas ou meses de antecedência e ajudará o Airbnb a expandir sua comunidade para além dos anfitriões e convidados de aluguel de curto prazo.

Fonte: TechCrunch