*Por Marcelo Furtado

A eficiência tem sido uma das maiores exigências do concorrido mercado de negócios no país. Nesse cenário, novas estratégias ganham espaço e ajudam as empresas a se organizarem melhor com todos os processos burocráticos que envolvem seus colaboradores. Um dos exemplos é o “Business Process Outsourcing”, mais conhecido como BPO.

Uma das importâncias do BPO é poder contar com o auxílio profissional de uma empresa terceirizada, que vai cuidar de todos os processos e recursos enquanto você pode utilizar de seu tempo para focar em outras atividades do seu negócio. Nesse caso, vale lembrar que de acordo com o Tribunal Superior do Trabalho, é proibida a terceirização de processos ligados diretamente ao produto ou serviço final de cada empresa.

Para mostrar o impacto da implementação dessa tecnologia no dia a dia dos gestores, além da maior facilidade para controlar os pontos fracos e fortes internos, e supervisionar os colaboradores, listei abaixo algumas vantagens competitivas e benefícios que essa solução proporciona:

Otimização do tempo – quando uma organização repassa serviços para outra, os colaboradores têm mais tempo para se dedicar às atividades mais importantes e que tragam um impacto positivo para o negócio. Além disso, a qualidade do trabalho aumenta e evita que o ambiente fique sobrecarregado com atividades mais superficiais;

Economia – você pode substituir os custos fixos com funcionários por custos variáveis, ou seja, de acordo com a demanda de serviços, que serão pagos mensalmente.  Dessa forma, a empresa consegue economizar com encargos trabalhistas, benefícios e treinamentos, além dos processos de seleção e desligamento, que não serão mais de sua responsabilidade;

Conhecimentos específicos – o BPO conta com profissionais especializados em cada atividade, capacitados e com experiência nos processos. Ou seja, além de otimizar o dia a dia da sua empresa, todas as tarefas estarão em mãos qualificadas e sua demanda de serviços poderá ser atendida com qualidade e eficiência;

Como escolher a melhor empresa para o BPO – procuramos sempre dizer que a empresa escolhida precisa ter conhecimento e competência na área de atuação, consultoria para os procedimentos implementados e automatização de processos. Tudo isso irá garantir a integração das atividades, possibilidade de esquematizar a estrutura da organização e identificar o que pode ser terceirizado. Por isso é importante pesquisar os líderes de mercado que oferecem BPO em cada área, definir os tipos de serviços que deverão ser prestados e monitorar constantemente todos os resultados;

Por fim, se me vale dar um conselho para quem pretende apostar nesse tipo de serviço, pesquise com cautela e atenção as empresas que pretende ter em seu portfólio de parceiros e saiba aproveitar, da melhor forma, todas as vantagens que a implantação do BPO pode oferecer ao seu negócio.


*Com mais de cinco anos de experiência no mercado de Recursos Humanos, Marcelo Furtado possui MBA em Engenharia Financeira pela Universidade de São Paulo (USP) e já passou por empresas como Ambev, Cargill, PepsiCo e CarVal Investors. Atualmente é professor de Inbound Marketing na ESPM e CEO da Convenia, primeira plataforma na nuvem de Gestão de Pessoas para PMEs.