Já imaginou fazer doações com a mesma experiência com que você reserva sua acomodação, pede produtos, ou abre uma conta pelos mais modernos aplicativos celulares? Essa é a missão da Ribon, plataforma de doações que vai levantar R$1 milhão através de crowdfunding de investimento.

A Redpoint eventures, empresa de capital de risco que investe em startups com foco em tecnologia, vai ancorar a captação com R$400 mil. Um primeiro aplicativo utilizando a plataforma da Ribon já está disponível nas App stores, e permite ao usuário fazer doações “de forma gratuita”.

Dentro do aplicativo são veiculadas boas notícias, juntamente com anúncios de clientes parceiros. Os usuários acumulam pontos, os Ribons, e que depois podem ser doados para causas sociais de entidades parceiras. Por meio do aplicativo já é possível doar água, medicamentos, saúde básica ou fortificação alimentar. Isso é possível porque o dinheiro das doações vem de patrocinadores como Visa, Votorantim e Instituto Bancobrás.

O objetivo da empresa é desenvolver uma plataforma ampla para melhorar a experiência do usuário ao fazer doações, trazer eficiência a todo o processo de coleta, remessa e entrega dessas contribuições ao destinatário final, confirmando com o doador que sua boa ação foi concluída de ponta a ponta. A ideia é tornar o processo de doação mais fácil e intuitivo (e por que não divertido?) além de mais transparente, eficiente e confiável.

“Prezamos sempre pela transparência, por isso compartilhamos os comprovantes das doações realizadas. Assim, é possível acompanhar o quanto a comunidade do Ribon doou para cada instituição e qual foi o impacto gerado”, explica Rafael Rodeiro, founder e CEO do Ribon. E para conseguir tudo isso, a empresa vai utilizar o que existe de mais moderno em tecnologia, entre elas o blockchain, a mesma utilizada no desenvolvimento de moedas virtuais como o Bitcoin.

Para Anderson Thees, sócio da Redpoint eventures, o modelo de negócio é inovador e com grande potencial de adoção.  “O mercado de doações é enorme e pode se beneficiar muito de plataformas de tecnologia mais modernas, como a da Ribon. É um caso muito interessante para aplicação da tecnologia de blockchain, e faz o impacto social das doações muito mais imediato e mensurável, sem falar que muito mais divertido. Vai ser um catalisador para a cultura de doações, no Brasil e no mundo”, ressaltou o sócio do fundo.

A comunidade do Ribon já realizou mais de 500 mil doações, somando mais de 100 milhões de Ribons doados. Para mais informações sobre o crowdfunding clique aqui.