O LinkApi, plataforma de integrações B2B baseada no modelo iPaaS (Integration Platform as a Service/ Plataforma de Integração como Serviço), acaba de receber sua primeira rodada de investimento. O aporte de R$5 milhões foi realizado pelo executivo Jander Martins, sócio fundador do grupo Cassis e Nexaas e pela Telefônica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo.

Com o investimento, a startup pretende investir ainda mais no aprimoramento de sua tecnologia, escalar a máquina de vendas, contratar novos colaboradores e iniciar um plano de internacionalização

Idealizada em 2017 por Thiago Lima, o LinkApi nasceu a partir de uma dor sentida nas áreas de T.I. de empresas, no qual as operações integradoras demandavam muito tempo e conhecimento técnico avançado para serem concluídas. Com tecnologia via nuvem, a startup oferece aos clientes uma plataforma integradora que possibilita diferentes softwares convergirem de forma rápida, além de permitir que os empreendedores foquem no necessário: a performance de seus negócios como um todo.

O negócio foi estruturado pelo BVA Advogados, de São Paulo, especializado em Direito Empresarial e em Direito Digital. Segundo Felipe Barreto Veiga, sócio responsável pela negociação, a operação é “muito importante para o mercado de iPaaS no Brasil. Além de mostrar a força da LinkApi no setor, também demonstra que o investidor qualificado retomou a confiança”, afirma. 

De acordo com Thiago Lima (foto), CEO e fundador da startup, o mercado de iPaaS cresce exponencialmente pelo mundo. “Receber um investimento nesse valor, com apenas um ano de operação, é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo. Nós temos um crescimento de aproximadamente 12% ao mês e com esse investimento tenho certeza que vamos conseguir escalar ainda mais nosso negócio”, comenta o empreendedor.

A meta da empresa é alcançar um crescimento de 300% até o final deste ano. Segundo dados do Market Research Future, instituto britânico de pesquisa, o mercado de integrações como serviço (iPaaS), apesar de recente, movimenta cerca de 750 milhões de dólares mundialmente, com previsão de atingir até 2 bilhões de dólares em 2023, ampliando seu tamanho 22% ao ano.                 

Para Jander Martins, investidor que aportou cerca de R$2 milhões, o LinkApi tem todos os requisitos para ser uma empresa de muito sucesso. “São pessoas inteligentes, com garra, determinação e com um bom modelo de negócio. Não tenho dúvidas que o futuro será das conexões entre sistemas diferentes e a plataforma construída pelo LinkApi facilita este trabalho porque pode ser utilizada para conectar praticamente qualquer tipo de sistema. Uma das grandes vantagens é poder integrar tudo, independentemente da linguagem utilizada, ou seja, um produto como este tem muito para agregar a qualquer tipo de empresa”, complementa o empresário.   

A tecnologia desenvolvida pela startup permite que sejam feitas integrações SaaS (Software As A Service/Software como Serviço) com SaaS, datasync, IOT (Internet Of Things/ Internet das Coisas), analytics e data migration, funcionalidades que melhoram e automatizam o fluxo de trabalho corporativo.

Segundo Renato Valente, Country Manager da Wayra Brasil, o investimento foi realizado principalmente pela qualidade dos fundadores e pelo tamanho do problema que estão resolvendo no mercado. “Integrar sistemas é um grande desafio para todas as empresas, e fica cada vez mais complexo conforme as empresas crescem. Uma corporação global do tamanho da Telefônica tem inúmeros desafios de integração e a solução da LinkApi pode ajudar muito, acelerando o processo de transformação digital que a empresa passa”, finaliza o executivo.