A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) lança uma nova vertical para aproximar lojistas, startups e grandes empresas de tecnologia com foco em varejo. A iniciativa tem parceria com a Almeida Junior, maior empresa de shoppings centers do Sul do Brasil.  O grupo é a 13ª vertical de negócios da ACATE, que tem como objetivo fomentar a inovação por meio da tecnologia nos diferentes segmentos econômicos. O evento de inauguração ocorre no dia 19 de fevereiro, no Centro de Inovação ACATE — Primavera. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por este link.

A Vertical Varejo tem como foco acelerar a digitalização do setor ao unir diferentes pontas do varejo com empresas de tecnologia. Para Daniel Leipnitz, presidente da ACATE, “a vertical irá facilitar a identificação de novos problemas do varejo que a tecnologia pode resolver, abrindo novas oportunidades para empresas e comerciantes”, comenta.

Nesse novo cenário de economia do Brasil, muitas empresas ainda precisam se reinventar para sobreviver no mercado. Mais do que nunca, os consumidores têm buscado produtos com valor agregado e empresas que investem nas experiências de compra, eficiência nos processos e que oferecem as facilidades do universo digital aos seus clientes “É preciso inovação para o setor crescer mais nos próximos anos e temos certeza que a vertical irá facilitar esse processo”, complementa Leipnitz.

A iniciativa irá operar da mesma forma que as outras verticais da associação, trazendo eventos e discussões sobre o setor. Ela já surge com o apoio de um grande patrocinador, a Almeida Junior. Para a superintendente de marketing corporativo da companhia, Monique Campos, o desejo da instantaneidade, da comodidade e as mudanças de comportamento do consumidor e do próprio consumo têm levado o varejo a investir em outras áreas, principalmente, na de tecnologia. “A Almeida Junior já criou in house o AJ.LABS (Núcleo de Inovação de Experimentação) e, agora, vai compartilhar experiências e incentivar o segmento de tecnologia a apostar em novas ferramentas voltadas para o varejo, sendo sponsor da Vertical Varejo”, comenta.