Quem nunca acordou espremido na cama enquanto a outra pessoa estava esparramada sobre o colchão, que atire o primeiro travesseiro. Ou pior, quem nunca acordou daquele sonho incrível, com aquele artista que você é super fã, porque recebeu uma cotovelada enquanto dormia? Pois é, é complicado. Mas a Ford lançou um protótipo de cama que promete acabar com as invasões noturnas, chamada “Lane-Keeping Bed”.
A invenção é inspirada no sistema de permanência em faixa (Lane Keeping System), tecnologia disponível em carros como o Fusion e o Edge, que ajuda o motorista a não sair da pista inadvertidamente ou, no caso do colchão, não permite que o espaçoso tome conta da cama.
O sistema de permanência em faixa monitora as marcações da pista e, se o carro invadir o espaço lateral sem dar sinal, gera uma vibração de alerta no volante. Se a falha persistir, o sistema pode aplicar também torque na direção para corrigir a trajetória do veículo. Usando o mesmo conceito, a cama inteligente conta com sensores de pressão para identificar quando alguém está ultrapassando o seu lado da cama e o devolve gentilmente ao seu espaço, com a ajuda de correias movimentadoras.
Uma pesquisa feita pela The Better Sleep Council, entidade norte-americana dedicada a estudos do sono, revela a triste realidade dos casais que sofrem com a divisão de espaço na hora do sono, uma em cada quatro pessoas com relacionamento estável dorme melhor sozinha. Com o tempo, o acúmulo de noites mal dormidas aumenta o risco de lesões e acidentes em casa, no trabalho e na estrada.
Como opção, há casais que preferem dormir em camas separadas – um fenômeno que se popularizou e já é reconhecido como tendência, o “divórcio do sono”. O protótipo “Lane-Keeping Bed” faz parte de uma série de intervenções da Ford, usando a experiência da empresa em tecnologia automotiva para solucionar problemas do dia a dia.
“O sistema de permanência em faixa ajuda a tornar a direção mais fácil e confortável. Pensamos que aplicar um sistema similar a uma cama seria uma forma de destacar para os motoristas a utilidade dessa tecnologia que pode ter passado despercebida”, diz Anthony Ireson, diretor de Comunicação de Marketing da Ford Europa.
No comments yet. You should be kind and add one!
Our apologies, you must be logged in to post a comment.