Que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente não é novidade para ninguém.  O que pode e deve mudar é o perfil profissional de cada um. Pensando nisso, a Descola.org anunciou esta semana que fornecerá cursos, em diversas áreas, online e totalmente gratuitos.

De acordo com André Tanesi, CEO da Descola.org, a ideia de deixar alguns cursos gratuitos é para que o aluno possa experimentar a metodologia e abordagem antes de comprar. “Estamos abordando temas com uma maneira bastante diferente dos cursos tradicionalmente criados para a internet, com uma linguagem mais próxima do aluno, pensando na estética e em toda a experiência de aprendizagem”, comenta.

A metodologia de ensino dos cursos é composta por abordagens teóricas, exercícios práticos, cases, referências de mercado e finaliza com uma reflexão conceitual. Não há data de expiração ou limite para fazer a inscrição, uma vez inscrito no curso, o aluno poderá usufruir do conteúdo sempre que for necessário. “Acreditamos que o curso é um recurso que o aluno deve utilizar em diversos momentos da sua vida. É como comparar a um livro. O aluno pode assistir ele inteiramente e depois voltar para consultar alguns conceitos ou exemplos que se encaixam em um momento particular de suas vidas”, completa Tanesi.

Abaixo alguns cursos disponíveis de forma gratuita na plataforma:

– Bioinovação: Conceitos e atitudes sustentáveis do indivíduo ao coletivo: O curso mostra o lado prático da biologia, com conceitos e atitudes que impactam no ecossistema e resolvem os problemas do mundo como alimentação, saúde e energia.

– Economia colaborativa: Abre os caminhos para comprar e vender sem usar dinheiro ou produzir com menos impacto no meio ambiente.

– Desconstruindo a sustentabilidade: O conteúdo traça um panorama geral da sustentabilidade, como surgiu o conceito, qual sua relevância, como influencia a sociedade e o que podemos esperar do futuro. Além disso, traz as óticas econômicas e sociais da sustentabilidade e como empresas, governos e ongs participam disso.

– Do Bar ao Mercado: O curso traz três diferentes visões do empreendedorismo contadas por quem já faz a diferença. Além de trajetórias, dicas e percalços que abrirão caminho para a prática.