* Por Mônica Hauck

Como em todas as áreas, o departamento de RH tem passado por diversas mudanças e hoje, os profissionais saem de um cenário de trabalho extremamente manual e operacional, e começam a contar com o uso da inteligência artificial e recursos que deixam o setor mais eficiente.

Hoje, é preciso se basear em práticas, ferramentas e ações que auxiliam em tomadas de decisões cada vez mais inteligentes e assertivas. A tecnologia é a maior responsável pelo desenvolvimento de um planejamento estratégico e por essa razão ela é crucial para uma gestão de pessoas mais eficientes.

Quando empregamos ferramentas modernas na gestão de pessoas, por exemplo, conseguimos gerar dados para mapear os índices de produtividade, rotatividade, problemas e soluções. Além disso, a tecnologia também possibilita a realização de pesquisas de clima automatizadas, que auxiliam os profissionais nas estratégias de engajamento e cultura organizacional. Esses dados, quando organizados e bem interpretados, podem criar respostas para algumas perguntas futuras e contribuir para a previsão de alguns números que seu RH já esteja analisando. 

Eu acredito que a tarefa básica e principal de um departamento de RH é garantir a produtividade dos colaboradores internos e isso pode ser feito por meio de muita pesquisa e análise de dados. Na Solides, nós oferecemos duas soluções que são capazes de identificar o perfil comportamental dos profissionais nos processos de contratação, gestão e desenvolvimento.

Mas, acho importante destacar que, independente da ferramenta que você utiliza ou pretende utilizar, é preciso saber analisar esses dados e pensar estrategicamente. A tecnologia é importante para o dinamismo e qualificação dos serviços desenvolvidos, ela veio para auxiliar na capacitação e treinamentos das equipes de trabalho, aumentando a eficácia dos processos de contratação e simplificando a rotina com ferramentas mais automatizadas, mas ela não substitui a inteligência do profissional.

Eu acredito que o RH está passando por um processo de transformação muito grande, ele está sendo cada vez mais automatizado e se os profissionais mudarem a forma de fazer gestão e entregar um trabalho aliado as estratégias da empresa como um todo, seremos capazes de mudar diversos resultados.

Por fim, acredito que existe uma janela de oportunidades enorme para os profissionais de recursos humanos, só é preciso trazer mais inovação para o dia a dia e ficar atento as novidades do mercado.


Mônica Hauck éFundadora da Solides. Graduada e pós-graduada pela UFMG e FGV, com MBA em Gestão Empresarial e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. A empreendedora desenvolveu a ferramenta Profiler e, como referência em Gestão Comportamental, atualmente ministra palestras e cursos por todo Brasil. Também é vencedora do Prêmio Mulheres Notáveis, na categoria Tecnologia