A cidade de São José, estado de Santa Catarina, irá inaugurar neste ano o novo Centro de Inovação em parceria com a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), uma das maiores fomentadoras de inovação do Brasil. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e colocará município na rota nacional do mercado de inovação e tecnologia.

As primeiras ações voltadas ao setor de inovação e tecnologia aconteceram em 2017 através de eventos ligados a prefeitura com o intuito de conhecer os players locais e criar redes de colaboração e desenvolvimento de políticas públicas de inovação na cidade.

“Em paralelo a todo esse movimento, a prefeitura tratou de buscar os parceiros estratégicos para investir e operar um Centro de Inovação, um ambiente que terá, por exemplo, a instalação de startups, incubação e aceleração de novos negócios, laboratórios de inovação, laboratório de prototipagem, realização de eventos e muito mais”, explica o secretário de Desenvolvimento, Waldemar Bornhausen Neto.

Um dos destaques dentro do Centro de Inovação será a instalação do projeto Link Lab, da ACATE, que conecta grandes empresas tradicionais com startups inovadoras em um mesmo ambiente e permite a troca de experiências, realização de negócios e desenvolvimento conjunto. Das grandes empresas patrocinadoras do Link Lab, oito já estão confirmadas no Centro de Inovação, como a Intuitiva Digital Solutions; Koerich; Havan; Intelbras; Dimas; Unimed Grande Florianópolis; OSTEC, e YouCast!.

De acordo com o vice-presidente de Mercado da ACATE, Silvio Kotujansky, cada região tem suas vocações e o objetivo da associação é  trabalhar junto com a cidade para acelerar a economia de cada uma dessas vocações.