Agudos do Sul se prepara para lançar uma ferramenta inédita no Paraná, levando a prefeitura para dentro da casa do cidadão. Nos próximos dias, o município de 10 mil habitantes, localizado a cerca de 70 quilômetros da capital, disponibilizará um aplicativo reunindo os principais serviços para atender a população, são mais de 100, como conta a secretária de Administração e Finanças do município, Lorena Emanueli Teixeira da Luz. “Como controlar isso sem a tecnologia? Isso não seria possível”, frisa ela.

Os detalhes do Agudos de Portas Abertas serão apresentados a gestores públicos durante o III Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba, que acontece na próxima quinta-feira (7 de fevereiro), em Fazenda Rio Grande, na Associação Comercial e Industrial do município (ACINFAZ).

Segundo a secretária, melhorar a comunicação com o munícipe é umas das metas da atual gestão, comandada pela prefeita Luciane Teixeira. “É a tecnologia e a informação na palma da mão de todo mundo que está conectado”, enfatiza. “Em questão de transparência não se tinha nada no município até 2017. O morador terá acesso, por exemplo, às gravações em vídeo das licitações e conferir a escala dos plantões médicos e de enfermagem. É uma maneira também de testar a qualidade dos serviços com o acompanhamento das solicitações”, comenta Lorena.

Os serviços envolvem secretarias como de Saúde, Educação, Obras e Finanças. Por meio do aplicativo, será possível fazer agendamentos de consultas e visitas, solicitações, denúncias ou saber, por exemplo, o cardápio da merenda escolar e quando as unidades móveis, médica e odontológica, irão passar nos bairros. “Tivemos uma preocupação de que no máximo com três cliques o cidadão consiga obter a informação que ele precisa”, observa.