* Por Jackie Sturm

Recentemente, a Intel  conquistou a meta de representatividade total de mulheres e minorias na nossa força de trabalho nos Estados Unidos. Agora, queremos ir mais longe. Nosso compromisso vai além da contratação e retenção de uma cadeia de suprimentos diversificada e inclusiva com parceiros de negócios do mundo todo e suas comunidades.

Durante o Global Citizen Festival, em julho de 2017, a Intel firmou o compromisso de investir 100 milhões de dólares em empresas lideradas por mulheres no mundo todo até 2020. Chegamos à nossa meta de 100 milhões de dólares com mais de um ano de antecedência e agora vamos aumentar o valor para 200 milhões de dólares, a serem investidos em empresas pertencentes a mulheres no mundo todo até 2020. Essa meta é parte fundamental do compromisso firmado pela Intel em 2015 para aumentar os gastos com fornecedores diversos para 1 bilhão de dólares anuais até 2020.

Segundo o WEConnect International*, menos de 1% dos fornecedores contratados por grandes empresas são empresas pertencentes a mulheres. Parcerias com organizações não-governamentais como a WEConnect possibilitam a identificação e certificação mais precisa de fornecedores, além de investimentos e fortalecimento de suas capacidades de gestão e entrega de serviços. Nosso compromisso tem como objetivo reduzir essa grande lacuna, mas sozinhos não chegaremos muito longe. Esperamos que nossos parceiros da indústria se juntem a nós na promessa de aumentar os gastos com empresas pertencentes a mulheres.

Seguimos apoiando ativamente o crescimento de empresas certificadas e pertencentes a mulheres do mundo todo, como a Reve Productions*, empresa de gestão de eventos sediada na África do Sul. A certificação abriu portas e possibilitou negócios com a Intel e outras empresas multinacionais. Como resultado, a Reve Productions cresceu significativamente. Em dezembro também iremos patrocinar a primeira conferência WEConnect no Japão, para apoiar empresas pertencentes a mulheres e seu empoderamento econômico.

A Intel está incorporando a diversidade de fornecedores em todos seus processos de compras, para que empresas desse tipo tenham mais oportunidades e possam competir no mercado global. Fazemos isso criando mais oportunidades e promovendo o empoderamento econômico para os fornecedores e as comunidades nas quais operam. Além disso, esse trabalho fortalece nossa vantagem competitiva com uma gama diversificada de fornecedores.

Esse ano, o programa de Diversidade e Inclusão de Fornecedores da Intel cresceu e agora alcança 20 países com programas de certificação ativos. Chegamos a 650 milhões de dólares em gastos anuais com fornecedores diversos em 2017, mantendo-nos no caminho rumo à nossa meta de 1 bilhão de dólares em 2020.

Para mais informações, acesse o Relatório de Responsabilidade Social Corporativa mais recente da Intel. O progresso alcançado em 2018 rumo a todas as nossas metas de Diversidade e Inclusão estará disponível no próximo Relatório de Responsabilidade Social Corporativa, a ser publicado no início de 2019.

Nossos esforços coletivos e focados em diversidade e inclusão em toda a nossa cadeia de suprimentos trarão benefícios de longo prazo que possibilitarão o crescimento econômico e o desenvolvimento de nossas comunidades globais.

* Jackie Sturm é vice-presidente corporativa e gerente geral de Global Supply Management na Intel Corporation