* Por Vinicius Aguiari

Tão popular quanto abstrata, assim é a inovação. Apesar de ser a palavra da vez em dez de dez empresas, é difícil de se ser explicar como ela acontece.  

Para ir além do chavão “inovação é fazer algo novo e diferente”, resolvemos elaborar um infográfico para ilustrar como a ela funciona.

Segundo a definição da Doblin Innovation Consulting, “inovação é a criação de uma nova oferta viável através de uma solução até então inexplorada. Para inovar, é preciso identificar um problema e se mover através dele sistematicamente até encontrar uma solução elegante”.

E inovação não é apenas produto. Ela engloba formas de fazer negócio e dinheiro, novos sistemas e serviços, além de novas formas de relacionamento entre empresa e clientes.

Mais do que isso, ela pode ser dividida em três categorias:

  • Configuração: reúne os vetores internos de uma organização
  • Ofertas: foca nos produtos e serviços principais
  • Experiências: coloca atenção nos pontos de contato com os clientes

E desenvolvida a partir de dez vetores diferentes.

Quer saber mais estes vetores? Confira o infográfico abaixo:


Vinicius Aguiari é profissional de marketing com foco em tecnologia e inovação e praticamente de mindfulness nas horas ocupadas.