Sephora, maior rede de produtos de beleza do mundo, abriu as inscrições neste mês para a nova edição do Sephora Accelerate, programa que ajuda mulheres empreendedoras de startups de beleza, tecnologia, sustentabilidade e merchandising a serem bem-sucedidas em seus negócios, proporcionando, durante seis meses de treinamento – que inclui um bootcamp nos Estados Unidos – conhecimento sobre as habilidades e as ferramentas necessárias para se criar boas estratégias neste mercado, além de acompanhamento por mentores especializados.

A dinâmica do Accelerate permite a escolha de uma empreendedora brasileira para participar com outras 12 empresárias, entre residentes nos Estados Unidos, Canadá, México, Europa, Sudeste Asiático e China, do programa em 2019. As inscrições para podem ser realizadas pelo site até o dia 31 de outubro. Para participar do processo seletivo e se qualificar para o programa, a candidata deve ter inglês fluente, uma vez que este contempla o treinamento do exterior, responder questões referentes ao seu projeto e enviar um vídeo de até 2 minutos contando sobre o trabalho de sua startup. O anúncio das selecionadas acontece em 8 de março de 2019.

O programa

Idealizado pelo time de Sephora Américas, o programa teve sua primeira edição em 2016 com o objetivo de construir uma comunidade de empresárias que escolheram o mercado da beleza para iniciar seu próprio negócio. Nesta iniciativa, a Sephora usa sua expertise no setor para criar um mercado de trabalho mais igualitário, oferecendo oportunidades e ferramentas para que mais mulheres alcancem sua independência, fazendo aquilo que amam. A ideia para este programa veio da percepção de que mesmo na indústria da beleza, as empreendedoras ainda não têm tanta representatividade. A Sephora reconheceu nisto uma oportunidade única de extrair o máximo do seu conhecimento no ramo para construir uma comunidade de apoio às mulheres que estão nos primeiros estágios do desenvolvimento de seus negócios e assim poder construir um ecossistema para mais de 50 mulheres que estarão à frente de empresas até 2020.

A premiação

As participantes do Sephora Accelerate saem desta experiência com todas as ferramentas necessárias para alcançarem o sucesso em seus negócios. Durante um semestre, o grupo especial de empreendedoras passará por uma série de treinamentos. Ao final do programa, cada participante recebe a quantia de 5 mil dólares e tem a oportunidade de apresentar sua empresa para líderes de mercado e possíveis investidores. “Ter a oportunidade de dividir momentos importantes com outras empreendedoras na mesma trajetória em que eu estava, me fez enxergar que somos capazes em alcançar aquilo que sonhamos. O networking com investidores que a Sephora ofereceu possibilitou um acesso muito mais rápido aos diversos canais e oportunidades. A Okira ganhou uma credibilidade importantíssima ao ser associada a uma multinacional líder em vendas de produtos de beleza como a Sephora”, conta Heather Ridout, participante da edição 2018 do programa e fundadora da Okira Cosméticos, com sede em Olinda, no Recife.

Elegíveis: as empresas devem ter sido fundadas por mulheres, acima de 18 anos, em que o escritório principal seja em países da América onde Sephora opera – Estados Unidos, Canadá, México e Brasil. As companhias devem estar no início de seu desenvolvimento e os produtos ainda não devem ter distribuição em larga escala. É preciso ter pelo menos algum tipo de amostra de laboratório ou protótipo do produto.

Bootcamp Week: durante uma semana no mês de abril, as 10 escolhidas estarão reunidas da sede da Sephora em São Francisco para um treinamento voltado para o desenvolvimento de suas empresas, onde receberão instruções sobre o modelo de negócios, análise de mercado, plano de crescimento e estratégias de empreendedorismo.

Mentorship: durante os meses após o Bootcamp, as empresárias deverão resolver desafios de negócios e crescimento por meio do apoio de mentores – líderes da indústria de beleza e especialistas em startups –  que vão acompanhá-las individualmente durante todo o processo.

Demo Day: neste evento, etapa final do programa, que ocorrerá em setembro, as participantes devem apresentar suas empresas para especialistas da indústria, possíveis parceiros e investidores e líderes da Sephora.