Buscando ampliar investimentos para reforçar seu compromisso com a moda responsável, a Lojas Renner vai se conectar com startups. A ideia é unir esforços para contribuir com os objetivos da varejista na área da sustentabilidade, que incluem a inovação no desenvolvimento de matérias-primas e processos menos impactantes ao meio ambiente, bem como a entrega de linhas de produtos e serviços mais sustentáveis, com engajamento dos colaboradores, da comunidade e dos clientes.

Para isso, a empresa firmou uma parceria com a aceleradora WOW, abrindo uma chamada conjunta para startups que desenvolvam soluções em sustentabilidade, indústria 4.0, energia, economia circular, construção, logística e varejo. As inscrições ficam abertas até 13 de outubro. Ao fim da seleção, até três startups terão a oportunidade de realizar projetos junto à companhia. Para participar, é necessário já estar em operação e ter faturamento com pelo menos um cliente ativo.

As startups escolhidas firmarão contrato de prestação de serviços com a Lojas Renner. Também terão até R$100 mil em acesso a ferramentas, através do programa de parcerias disponibilizado pela WOW, além de mentoria e orientação de executivos da companhia para implementação da solução desenvolvida.

“A sustentabilidade está presente nos valores e no planejamento estratégico da Lojas Renner. Entendemos que fazer parcerias com startups é uma forma de agregar conhecimento ao nosso modelo de negócio e avançar com agilidade em soluções que ajudem a construir uma moda cada vez mais responsável”, afirma o gerente sênior de Sustentabilidade da Lojas Renner, Vinicios Malfatti.

Para André Ghignatti, diretor executivo da WOW Aceleradora, esta tendência de grandes companhias buscarem a expertise de uma aceleradora para se aproximar do ecossistema de startups é muito positiva. “Este tipo de programa beneficia tanto as grandes companhias, que carregam para dentro da operação soluções inovadoras, quanto para as próprias startups, que ganham a oportunidade de fazer negócios com algumas das maiores empresas do mercado e ter acesso a mentorias exclusivas”, diz.

A seleção será feita em quatro etapas: inscrição por meio de formulário online; entrevista com a aceleradora; entrevista com gestores da Lojas Renner; e finalmente o Renner Innovation Day – encontro presencial em Porto Alegre em que um grupo de até dez finalistas fará suas apresentações. As inscrições encerram em 13 de outubro.