O Google abriu nesta segunda-feira, 22, as inscrições para a Turma #4 do Programa de Residência no Campus. O foco dessa edição do programa será auxiliar as startups a desenvolver soluções de tecnologia conversacional para assistentes virtuais. Durante os 6 meses de residência, as startups selecionadas terão acesso personalizado aos melhores recursos do Google nessa tecnologia, além de um espaço exclusivo para trabalhar no Campus. Este será a primeiro ciclo temático realizado no Brasil.

Para a Turma #4, o foco estará em selecionar startups que já desenvolvam ou estejam interessadas em criar soluções para assistentes virtuais, preferencialmente voltadas para o usuário final (aplicativos de celular ou serviços para o consumidor) ou para soluções de negócios (B2B). Veja mais detalhes neste vídeo:

Além disso, a startup precisa estar em estágio de crescimento e ter tração comprovada no seu mercado (usuários, receita e/ou investimento); ser composta por um time diverso; ter desenvolvedores dedicados à tecnologia; ter disponibilidade para ficar em São Paulo durante o programa; engajar e contribuir para o crescimento do ecossistema de startups.

Como os demais programas do Campus, a residência não tem custo e não recolhe equity dos participantes. A única coisa que o Google pede aos fundadores das startups selecionadas é que se engajem com o programa e dividam o que aprenderam com a comunidade do Campus. As inscrições estarão abertas até o dia 19 de novembro por meio do site.

Google for Startups

A nova turma foi anunciada no mesmo dia em que o Google muda o nome da área da empresa dedicada a ajudar startups: criada em 2011 como Google for Entrepreneurs, ela passa a se chamar Google for Startups, num esforço para melhor refletir o público-alvo do espaço: startups de tecnologia. Com a mudança na marca, o Campus São Paulo, assim como os outros cinco espaços similares pelo mundo, passa a adotar o nome Google for Startups Campus.

“Ao longo desses dois anos, ouvimos dos membros do Campus que a melhor forma de apoiar as startups é oferecendo acesso a bons produtos, conexões e melhores práticas do Google. Por isso, o Campus passará agora a se chamar Google for Startups Campus, mas você pode continuar chamando apenas de ‘Campus’”, diz André Barrence, diretor do Google for Startups e do Campus no Brasil. “Essa nova marca reforça nossa ligação direta com o Google. Vamos continuar trabalhando para trazer ainda mais recursos, treinamentos e conteúdos  do Google para a nossa comunidade.”