O Google Cloud anuncia hoje novas extensões do Gmail que permitem a integração do serviço de e-mail com serviços de backup em nuvem de outras empresas., como Dropbox, Box, Atlassian e Egnyte. O novo recurso traz praticidade aos usuários, uma vez que fica mais simples incluir arquivos armazenados nessas plataformas ao enviar e-mails corporativos no Gmail. O recurso está disponível em todo o mundo.

Diariamente, muitos usuários utilizam o e-mail como ferramenta de trabalho. Contudo, muitas vezes, ao escrever uma mensagem é necessário incluir um arquivo que está armazenado em outro serviço. Isso exige abrir uma nova aba do navegador, pesquisar onde está o item, baixar o arquivo e anexá-lo à mensagem antes de enviar.

Com as extensões do Gmail, que permitem que os desenvolvedores integrem as funcionalidades dos seus aplicativos diretamente no Gmail, o compartilhamento de arquivos fica mais simples e rápido.

No caso do Box, por exemplo, os usuários podem acessar todos os arquivos armazenados na plataforma na hora de escrever um novo e-mail. Não é mais necessário baixar um arquivo em outra aba do navegador e depois anexá-lo ao e-mail. No caso dos outros serviços, os recursos são similares.

O novo recurso funciona em todas as plataformas compatíveis com o Gmail, tanto em smartphones quanto na web. Sendo que os administradores do G Suite, no nível de cada empresa, podem escolher ativar ou desativar este novo recurso. A partir do momento que a empresa liberar o uso para seus funcionários, eles poderão encontrar a extensão no G Suite Marketplace.