*Por Marco Zolet

Click & CollectHome Delivery, entre outros termos, estão sempre atrelados ao conceito de conveniência. Este conceito é algo sempre buscado pelo consumidor independentemente da época em que ele se encontra. Haviam entregas de leite nas portas das casas todas as manhãs e também o jornal chega, até hoje, por volta das cinco da manhã. Existia toda uma cadeia para que essa comodidade pudesse chegar até os clientes e, décadas depois, isso ainda se mantém. No entanto, agora é digitalmente.

Modelos de venda e entrega online irão crescer cada vez mais. Desmembrando estes conceitos que mencionei acima, no Click & Collect, ou clique e retire, temos a possibilidade do consumidor fazer seus pedidos em casa e retirá-los nas lojas e o Home Delivery consiste na entrega à domicílio. Como CEO de uma startup que trabalha com a entrega da cesta completa na casa dos consumidores, percebo que o home delivery é o conceito mais buscado, ainda mais quando tratamos de entregar itens básicos para o dia a dia.

Esta é uma tendência bem alinhada com o que os consumidores do varejo online esperam. Segundo estudo da MindMiners, startup brasileira de pesquisa digital, cerca de 28% dos consumidores respondentes de seu estudo sobre inovação no varejo digital gostariam de mais opções para a venda online de perecíveis. Também utilizo dados da nossa startup para ilustrar mais esse fato: cerca de 12% dos nossos clientes estão acima dos 60 anos e 50% da cesta dos nossos consumidores consiste em produtos frescos como frutas, legumes e verduras (FLV).  Banana e feijão são os itens mais consumidos, a próprio.

Isso nos mostra como com a logística correta e pensada, a maioria dos produtos vendidos em lojas podem ser pedidos digitalmente e entregue com eficiência. Um ponto fundamental que inserimos na nossa plataforma foi uma simples pergunta: alguma informação adicional sobre seu pedido? O consumidor consegue nos dizer não apenas para quando ele quer sua entrega, mas como ele a quer. Bananas mais verdes? Tomates mais maduros? Ou seja, a experiência da loja traduzida em digital.

Trabalhar com inovação no setor varejista significa a busca constante pelo modelo mais dinâmico para quem consome e também para quem vende. Uma ferramenta que consiga se integrar aos procedimentos de lojas para adicionar mais rapidez e ainda manter a humanidade dos negócios tem o melhor dos dois mundos. A comodidade do cliente também passa pela confiança do lojista em implementar uma solução que englobe suas operações positivamente.


Marco Zolet é CEO e fundador da Supermercado Now, plataforma de supermercado online referência no setor que surgiu para facilitar a compra de bens básicos e recorrentes, com comodidade, rapidez e com melhor custo benefício.