PUBLIEDITORIALÉ fácil encontrar uma solução rápida se você procura um lugar para trabalhar fora de casa. Quase todas as cidades do mundo oferecem espaços de trabalho improvisados de alguma forma, seja em uma biblioteca, uma hamburgueria ou uma cafeteria local. É claro que, por um tempo, você provavelmente economize um pouco de dinheiro, tenha seu trabalho feito e sinta uma leve sensação de vitória. Até começar a ficar desapontado e perceber que cometeu um erro terrível…

O custo do café

A razão disso é simples: as desvantagens superam os benefícios, e muito. Primeiramente, você não está economizando tanto dinheiro. Na maioria desses lugares, é preciso consumir para usar o espaço. A menos que você tome café ou coma hambúrgueres até as 17 horas todos os dias, você não poderá ficar no estabelecimento o dia inteiro de trabalho. É aí que entra o preço. Os preços podem variar, mas pedir café e lanches o dia inteiro não é barato. Você acabará gastando mais em comida do que gostaria. E apesar de locais como bibliotecas não exigirem um pagamento, há outros fatores que devem ser considerados além do dinheiro.

O exterminador da produtividade

O que nos leva ao segundo ponto: a produtividade sofre com as distrações. Isso é um problema em locais públicos. Há barulho constante dos clientes entrando, grupos de crianças, amigos conversando, bebês chorando, temperaturas longe do ideal, e muito mais. Quando o trabalho exige concentração em uma tarefa importante, as distrações são a sua criptonita. Principalmente se você precisar fazer ligações telefônicas importantes.

Briga de bar

Se essas coisas não afetam seu ânimo para trabalhar, talvez você esteja protegido. E também se você conseguir lidar com um Wi-Fi ruim, é claro. Nada é mais frustrante do que um sinal horrível. Ou pior: ter sinal e a conexão não funcionar. Se o seu trabalho pode ser realizado nesses lugares, é provável que você precise de uma conexão sem fio que funcione adequadamente. Infelizmente, nem todos os locais públicos oferecem a velocidade necessária para você trabalhar tranquilamente, sem contar que, muitas vezes, o Wi-Fi não funciona. Além do problema de mau funcionamento da conexão, há também a preocupação de a rede não ser protegida. Com a base de conhecimento tecnológico em constante evolução, você não vai querer trabalhar em projetos importantes e confidenciais se não pode controlar quem está bisbilhotando. As cafeterias podem oferecer velocidades altíssimas, mas não permitem que você navegue tranquilamente pela internet.

Fora do comum

Nem todos os escritórios precisam seguir as regras do que a sociedade nos exige e das expectativas da vida corporativa. Às vezes, é preciso um pouco mais de paciência para encontrar o local ideal. Afinal, o importante é o que há dentro do escritório. Há várias cidades que prosperam devido aos esforços de suas comunidades locais. Cafés legais e bares peculiares animam as ruas movimentadas, geralmente se tornando locais de trabalho. O Brasil não é diferente. É fácil de se encantar com o Rio de Janeiro, com suas ruas de cores vivas e animação intensa. Coberto por uma redoma de vidro geométrica, o Spaces da Vila Madalena é o lar de uma comunidade que incentiva as pessoas a cortar o papo furado e a falar sobre algo interessante. Um local inspirado na arquitetura da cidade e que a reflete em um espaço de trabalho digno de ser ostentado. E o melhor é que há vários eventos invejáveis comandados pela comunidade para você aprender e prosperar sem ter que sair do escritório.

A solução

Felizmente, há locais que estão livres de todos os problemas acima. Um local que você pode chamar de seu escritório, independentemente da cidade onde você estiver. E é claro que, inicialmente, fica mais caro, mas conforme a qualidade do ambiente aumenta, seus resultados também melhoram. Você perceberá que procura um local que permite aproveitar todo o seu tempo. Um local onde o café é bom, mas opcional. Um local em que você pode comer uma salada que não inclui fritas. Um local que não possui crianças correndo o tempo todo. Um local seguro, com conectividade e onde você pode realizar reuniões importantes e muito mais.

Todas as localidades do Spaces incluem as características acima, inclusive o novíssimo Spaces no Rio de Janeiro, Spaces Cinelândia, e também o Spaces Vila Madalena, Spaces Berrini e Spaces Vila Olímpia inaugurados em São Paulo.