O Mercado Livre, por meio de sua fintech Mercado Pago, iniciou a implementação da tecnologia Código QR, uma nova opção de pagamento em lojas físicas no Brasil. A iniciativa já conta com 12 mil grandes e pequenos estabelecimentos cadastrados no país, incluindo os restaurantes da rede América na cidade de São Paulo e unidades da Pizza Hut em João Pessoa e Fortaleza. O potencial de uso da tecnologia é enorme: só no Brasil, são mais de 12 milhões de usuários recorrentes dos aplicativos do Mercado Livre e Mercado Pago, os quais já têm a nova opção de pagamento disponível no celular.

“Nosso objetivo com o Código QR é oferecer uma nova maneira de realizar pagamentos no Brasil, muito mais fácil e rápida, tanto para quem vende quanto para  quem compra. Essa tecnologia já é bastante utilizada em outros países e pode trazer muitas vantagens para o mercado brasileiro”, afirma Tulio Oliveira, diretor do Mercado Pago no Brasil. O Código QR é uma opção prática e econômica para qualquer pessoa ou empresa – basta acessar o site e criar o código QR para sua loja e estará apto a receber pagamentos em instantes, sem pagar nada por isso.

O Mercado Pago está apresentando a tecnologia a grandes redes de varejo, como restaurantes, postos de gasolina e supermercados e já possui vários acordos fechados e em processo de implantação: “Estamos com uma proposta de valor bastante atraente para que todo estabelecimento comercial no Brasil possa receber pagamentos com Código QR. Até março de 2019, estamos oferecendo taxa zero para processamento de transações com cartão de crédito e saldo em contas do Mercado Pago”, afirma Oliveira. Os varejistas que adotarem a nova tecnologia de pagamentos têm ainda a vantagem de receber o dinheiro das vendas na hora em sua conta Mercado Pago e de ter a sua loja incluída nas campanhas de Marketing da empresa para o Código QR.

Para o consumidor, a nova tecnologia é muito fácil de usar e segura. Basta ter o aplicativo do Mercado Pago ou do Mercado Livre no celular e selecionar a opção de pagamento com o Código QR. Tudo é feito direto na tela do celular; o usuário pode pagar com o saldo disponível em sua conta Mercado Pago ou selecionando um de seus cartões de crédito cadastrados no aplicativo. No caso de pagamento com cartão é necessário informar o código de segurança.

Na Argentina, onde a tecnologia foi lançada há cerca de dois meses, mais de 160 mil lojas e redes já estão aceitando o Código QR como meio de pagamento, incluindo Burger King, Freddo, Havanna e a rede de postos de combustível YPF, além de aplicativos de táxi. A expectativa é que, até o final do ano, cerca de meio milhão de usuários realizem pagamentos através do Código QR na Argentina, pelos apps do Mercado Livre e Mercado Pago.