A SpaceX, empresa de transporte espacial de Elon Musk, revelou na segunda-feira o nome de seu primeiro passageiro particular em uma viagem ao redor da Lua: o bilionário japonês Yusaku Maezawa, fundador e executivo-chefe da varejista de moda online Zozo.

Ex-baterista de uma banda punk, Maezawa pretende fazer seu primeiro voo à Lua em 2023 a bordo da futura nave espacial Big Falcon Rocket, da SpaceX, levando a corrida pela comercialização de voos espaciais a novos patamares.

Só 24 astronautas ultrapassaram o escudo magnético protetor da Terra em missões realizadas durante um período de quatro anos, de dezembro de 1968 a dezembro de 1972. A identidade de Maezawa foi revelada em um evento realizado na noite de segunda-feira na sede da empresa e fábrica de foguetes situada em Hawthorne, subúrbio da cidade norte-americana de Los Angeles.

“Ele é uma pessoa muito corajosa para fazer isso”, disse Musk a respeito do empreendedor japonês.

Famoso fora do Japão sobretudo por ter pago o valor recorde de 110 milhões de dólares por uma pintura sem título de 1982 de Jean-Michel Basquiat, Maezawa disse que convidará oito artistas para acompanhá-lo no sobrevoo lunar.

Musk, executivo-chefe bilionário da montadora de veículos elétricos Tesla, disse que o Big Falcon Rocket, ou BFR, o veículo de lançamento que ele promete que levará passageiros à Lua e futuramente humanos e cargas a Marte, poderá estar realizando seus primeiros voos orbitais dentro de dois a três anos.

O valor que Maezawa está pagando pelo passeio não foi divulgado, mas ele disse à Reuters ser “muito maior” do que o da pintura de Basquiat.

Fonte: Reuters