PUBLIEDITORIAL

No trabalho, tudo o que você faz é uma representação do que você tem a oferecer e de como deseja ser visto. Isso inclui sua linguagem corporal, a maneira como você trabalha, o que você veste e, também, o design do seu escritório. Suas aparência importa, independentemente do seu público-alvo, e ela não se limita às roupas que você veste, em vez disso, inclui a aparência do seu escritório e do seu site. Embora o design seja uma maneira importante de fazer com que seus clientes fiquem felizes, você também deve envidar esforços para configurar sua comunidade.

Abrangência da consistência de design

Garantir a consistência exige grande habilidade e um equilíbrio delicado entre intuição e inovação em relação ao conceito da empresa. O alinhamento dos esforços de design e de branding permite criar uma representação adequada da imagem que você deseja passar para as pessoas. Isso também possibilita que as pessoas vejam você como uma marca e saibam o que esperar. A coesão caminha lado a lado com a consistência. As diferenças entre as salas ainda devem ter harmonia, demonstrando que você realmente pensou na disposição do escritório.  O mesmo vale para as pessoas que você contrata, bem como para os produtos que você oferece. Manter a harmonia entre as localidades é essencial para construir uma marca forte.

Design bem pensado

O bom design se apresenta em várias formas e tamanhos. Saber o que você espera de um design é o que deve guiar suas escolhas. Os esquemas de cores refletem o espírito e o ambiente que você deseja conquistar e a escolha dos móveis deve estar de acordo com a essência que você deseja transparecer. Os interiores não servem apenas como um colírio para os olhos, mas também ajudam a criar uma narrativa para a marca, permitindo comunicar quem você é e quais são seus interesses, integrando-se à cultura que você deseja incentivar no espaço de trabalho.

A consistência é fundamental

A consistência está no “DNA do design”. Alcançar a consistência pode ser difícil, principalmente se você atua globalmente. Embora as tendências geralmente funcionem em uma escala global, refinar essas escolhas para acomodar culturas distintas e manter a consistência ao mesmo tempo pode ser uma luta, principalmente se você trabalha com muitos fornecedores. Garantir uma visão sólida e boa comunicação pode ajudar você a obter consistência. Além do design dos escritórios, sedes ou showrooms, é importante manter a consistência sempre que possível, de modo que todos os materiais de comunicação, como seus panfletos e site, sejam uma extensão do design do seu espaço.

A consistência não deve se ater apenas à aparência dos elementos: o modo como você trabalha e os serviços que oferece também precisam ser repercutidos em culturas distintas, sem deixar de manter seu toque pessoal onde você estiver. Nosso exemplo se encaixa aqui. Instalar-se em diferentes países pode ser desencorajador. Mesmo que as pessoas acreditem em seus produtos e serviços, é difícil garantir que eles sejam bem recebidos em culturas diferentes. Quando entramos pé ante pé nas ruas coloridas do Brasil, sabíamos que era um risco em alguns aspectos, mas também era uma ótima oportunidade. Se nossa comunidade do Spaces se enraizou tão bem nos países europeus, quem disse que ela também não será bem recebida no Brasil? E nós estávamos certos. Talvez o interesse se deva em parte aos terraços que recebem coquetéis das equipes e aulas de ioga no mundo todo, mas o que realmente determina nosso sucesso são os esforços para garantir que nossos espaços no Brasil recebam as mesmas oportunidades de comunidade que a nossa sede na Holanda.

“O design cria a cultura. A cultura define os valores. Os valores determinam o futuro.”  Robert L. Peters

A cultura é essencial

Como dissemos, a consistência é uma arte. Ela é demorada e exige mentes criativas. Embora seja importante manter a identidade da sua empresa, também é necessário agregar a identidade da cultura da cidade. E é exatamente isso que nossas localidades do Spaces no Rio de Janeiro e São Paulo fizeram. Elas permitem que você se concentre quando precisa (isso se você não se distrair com as vistas fabulosas da cobertura) e contemple os grafites lindos que cobrem os muros dos pátios enquanto realiza seu trabalho. Temos três localidades no Brasil, dentre as quais você pode escolher com base no seu gosto e em suas necessidades profissionais. Todas são consistentes com a nossa marca, mas cada uma apresenta suas próprias sutilezas que refletem a área onde estão localizadas. É você quem decide em qual delas vai colocar seu cérebro para trabalhar a todo vapor.