O Banco do Brasil e a startup de comparação de empréstimos consignados Bxblue criaram a primeira API (interface de programação de aplicativos) de crédito do país, abrindo novas possibilidades para as iniciativas de open banking no Brasil.

Por meio de parceria firmada com a Bxblue, os clientes do BB podem simular e contratar operações de consignado diretamente no site da fintech, em poucos minutos. “Pela primeira vez uma instituição financeira do país passou a permitir que um usuário adquira um empréstimo fora do seu sistema e já receba o valor em instantes, em sua conta” explica Gustavo Gorenstein, fundador da bxblue.

Marco Mastroeni, Diretor de Negócios Digitais do Banco do Brasil comenta que o BB criou um diferencial frente a outras instituições financeiras que ofertam consignado na plataforma da startup. “Enquanto o processo com as demais instituições pode demorar dias entre a aprovação e envio de documentos, com a API construída em conjunto, o cliente pode obter o crédito, já depositado na sua conta, em apenas três minutos”.

Por hora, a facilidade operacional permitida pela API está restrita à base de clientes do BB, já que a autenticação do usuário será feita pelo OAuth (Open Authentication) do Banco. O BB pretende ampliar, futuramente, o alcance para não correntistas, conforme a solução evolua.

Gorenstein, da Bxblue, explica que a plataforma ajuda servidores públicos e aposentados do INSS a comparar ofertas de consignado de diferentes bancos e escolher a mais vantajosa.  O benefício de um processo seguro, prático e digital é que o usuário pode contratar o empréstimo sem sair de casa e receber o crédito na conta em instantes. “Uma parcela considerável dos usuários que nos procuram para um consignado, necessitam do dinheiro para resolver imprevistos e, nestes casos, facilidade e rapidez fazem grande diferença”.

“Além de um grande marco para a Bxblue, a parceria também é um excelente benchmark para o mercado de open banking e uma referência de colaboração entre fintechs e instituições financeiras. O BB foi um excelente parceiro, desde a forma como a API foi concebida a quatro mãos até como foi idealizada para dar tranquilidade, praticidade e segurança para os usuários”, ressalta Gustavo Gorenstein.